18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 06 de Maio de 2022, 16:01 - A | A

Sexta-feira, 06 de Maio de 2022, 16h:01 - A | A

AUMENTO À VISTA

DAE solicita recomposição da inflação que poderá elevar tarifa de água e esgoto em VG

Segundo, o presidente do DAE, se o prefeito autorizar a recomposição da inflação, a medida poderá começar a valer já no próximo mês.

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Carlos Alberto Simões de Arruda, solicitou ao prefeito Kalil Baracat (MDB) atualização inflacionária de 17,79% nas contas de água do várzea-grandense.

A medida irá elevar a tarifa de água e esgoto dos consumidores do município, que não recebem um abastecimento de qualidade. Segundo, Carlos Alberto, se o prefeito autorizar a recomposição da inflação, a medida poderá começar a valer já no próximo mês.

“Hoje apresentaremos para o Conselho Municipal o planejamento da água, do esgoto, assuntos gerais e uma revisão tarifária – reunião tarifária não – uma recomposição da perda de inflação. Desde 2019, não houve nenhum reajuste, tomaram a decisão devido à pandemia, nenhuma atualização por conta da inflação. Para você ter uma ideia, a Energisa deu um aumento de 22%. Estou apostando todas as fichas que ele autorizará esse mês, para o mês que vem realizarmos essa implantação”, declarou Carlos Alberto.

Estamos falando de uma tarifa mínima de R$ 29,60, não dá nem R$ 30.

A atualização inflacionária foi debatida em reunião nesta sexta-feira com o Conselho Municipal de Saneamento Básico de Várzea Grande, pautas como planejamento do saneamento básico ao longo prazo para a área urbana do município, reequilíbrio financeiro e assuntos de ordem geral.

“Solicitamos ao município que autorizasse 17,79%. Mandei isso no dia 25 de março, o prefeito concorda, mas solicitou um questionamento para Procuradoria, para conceder essa atualização de tarifa com tranquilidade”, declarou.

Questionado se a deficiência no abastecimento de água irá prejudicar os consumidores, o presidente do DAE argumentou que a grande “maioria” das pessoas que  que está questionando “é quem não paga.” 

Várzea Grande só tem 30% de rede de esgoto e onde não tem esgoto, não é cobrado esgoto

“A pessoa só paga o que passa no hidrômetro dele, se ele não tem hidrômetro ele paga por estimativa. Se ele quiser pagar, sem ser estimativa é só colocar o higrômetro que não tem problema nenhum. Agora quem não paga é questionado. Temos em torno de 30 mil ligações fora da base cadastral, então, é muita coisa que a gente deixa de ser justo", declarou.  

Ele argumenta que não se trata de reajuste. “Realizaremos atualização da inflação só, esses 17,79% é só atualização da inflação desse período. Está abaixo do período ainda. É só pegar a base de aumento do GPM ou qualquer outro índice vai ver que está bem abaixo!"

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760