O Mistério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20.08) que a partir da próxima quinta-feira (22.08), todas as crianças de seis a 11 meses devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país.
De acordo com o Ministério, a previsão é que cerca 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, devem ser vacinadas.
“O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A ação é uma resposta imediata do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estados”, diz trecho extraído do comunicado.
Conforme a pasta, está sendo realizado um planejamento de compra da vacina, tendo como base o número de pessoas que devem ser vacinadas, considerando as ações de rotina (média de 2,5 milhões de doses/mês); as ações de bloqueio para interromper a cadeia de transmissão; além das doses adicionais para crianças de seis meses a menores de um ano.
O Ministério afirmou que já reiterou junto aos Estados e municípios a orientação para que as estratégias sejam restritas a essas situações, evitando que ocorra possível desabastecimento da vacina.
“A chamada dose zero não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a dose zero da vacina”, argumentou o Ministério da Saúde.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).