A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia deve ser prorrogada por mais 120 dias. A medida, segundo o presidente da CPI, deputado estadual Diego Guimarães, visa dar continuidade aos esforços para expandir a cobertura e a qualidade dos serviços de telecomunicações em Mato Grosso, incluindo a implementação do sistema 5G, que ainda não está operacional no Estado.
Guimarães destaca os progressos já alcançados pela CPI, como a recente ativação do sinal 4G no distrito de Bom Jardim, em Nobres, classificado por ele como “um feito histórico para a região”.
Além de Bom Jardim, outras localidades como a Agrovila das Palmeiras, em Santo Antônio do Leverger, segundo ele, também testemunharam melhorias significativas na qualidade do sinal. Contudo, o deputado ressalta haver muito ainda a ser feito. "No ano passado, foram mais de 200 ordens de serviços dadas, aproximadamente R$ 100 milhões investidos pelas empresas em Mato Grosso", aponta o deputado, referindo-se aos esforços para ampliação e melhoria da rede no Estado.
No entanto, Guimarães destaca que as melhorias precisam avançar por todo o Estado.
Em Cuiabá, a visita do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e equipe da Anatel revelou que as empresas de telecomunicações não entregam a velocidade e qualidade de sinal prometidas. Como resultado, as empresas foram notificadas em fevereiro para corrigir as deficiências ou justificar as falhas. Caso não atendam às demandas dentro de 30 dias, poderão enfrentar penalidades.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).