23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024, 14:04 - A | A

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024, 14h:04 - A | A

TEMPORÁRIA

Convocação de motoristas de APP é suspensa em VG; Câmara marca extraordinária por demanda urgente

A convocação dos motoristas de aplicativos será discutida em uma sessão extraordinária da Câmara

Adriana Assunção/VGN

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana do Município de Várzea Grande, Breno Gomes, suspendeu nesta segunda-feira (15.01) a inspeção e registro de condutores dos veículos de aplicativos no município.

A Portaria nº 001/2024 assinada pelo secretário Breno Gomes, suspende a convocação dos proprietários e condutores dos serviços aplicativos, para vistoria dos veículos, apresentação de curso atualizado de transporte de passageiros, cadastramento e recadastramento dos condutores até a realização de acordo entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande.

A decisão foi divulgada após reunião entre o Poder Executivo, os vereadores da Câmara Municipal e o Sindicatos e Representantes das Categorias dos Motoristas de Aplicativos. 

Arquivo Pessoal

motorista de aplicativo; Sindicato

Sindicato dos Motoristas Autônomos e por Aplicativo de Mato Grosso (Sindmapp)

O presidente da Câmara, vereador Pedro Paulo Tolares, popular Pedrinho (União) convocou uma sessão extraordinária para discutir a pauta na quinta-feira (18.01), às 09h. Os vereadores e a categoria vão discutir a Lei 4.448 de 15 de abril de 2019 “Visando atender uma demanda urgente.”

Os motoristas de APP são contrários a Lei n.º 4.448/2019, sancionada pela ex-prefeita, Lucimar Campos (União), que exige que os motoristas de aplicativos contribuam para o INSS, paguem taxa e passem por vistoria anual, além de colocarem sinais nos veículos para identificação durante fiscalizações.

A lei foi implementada cinco anos após a aprovação na Câmara por considerar as cobranças dos profissionais, que buscam ações da Prefeitura para identificar condutores clandestinos, que atuam no município. A cobrança contra os clandestinos une tanto a categoria dos motoristas dos veículos de aplicativos, quanto dos taxistas, que cobram mais segurança e fiscalização.

Leia mais: Começa nesta segunda (15) vistoria veicular para vans escolares e taxistas

VEJA PORTARIA ABAIXO

PORTARIA N. 001/2024/SSPMU/VG/MT

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA CONVOCAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS E CONDUTORES DOS SERVIÇOS DE APLICATIVOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O SECRETÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E MOBILIDADE URBANA DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE, MATO GROSSO, no uso das atribuições legais;

CONSIDERANDO os princípios Constitucionais da Administração Pública de Moralidade, Publicidade, Impessoalidade, Legalidade, Economicidade;

RESOLVE:

Art. 1° -Suspender a convocação dos proprietários e condutores dos serviços aplicativos, para vistoria dos veículos, apresentação curso atualizado de transporte passageiros, cadastramento e recadastramento dos condutores, entre outras, até a realização de acordo entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Câmara Municipal de Vereadores e Sindicatos e Representantes das Categorias dos Motoristas de Aplicativos.

Art. 2° - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Publique-se, registre-se e cumpra-se.
Várzea Grande - MT, 15 de janeiro de 2024.
BRENO GOMES
Secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande - MT

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760