Na contramão do que recomenda especialistas em saúde pública para evitar aglomerações e uso de máscaras — a Prefeitura de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) confirmou a tradicional queima de fogos durante a virada do ano, mesmo diante do surgimento da variante Ômicron e o surto de gripe que acomete praticamento todos os municípios de Mato Grosso.
Leia também
Prefeito de Chapada confirma show do “Araketu”: "Gripe é frequente e não tem grande risco à vida"
Ao a secretária de Saúde do município, Rosa Blanco, confirmou que a cidade conta apenas com a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) Frei Osvaldo, onde dois médicos e dois enfermeiros ficam de plantão para atendimento.
“Estamos bem preparados para dar atendimento e suporte. Hoje não estamos superlotados e estamos com equipe completa. Não fica ninguém sem ser atendido, estamos inclusive recebendo elogios por esse bom atendimento na UPA”, declarou a gestora.
Ela enalteceu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapada dos Guimarães afirmando "ser um luxo” — e que essa categoria de unidade apenas é credenciado pelo Ministério da Saúde em cidades com 50 mil habitantes acima.
“É um luxo temos uma UPA. A UPA só é destinada para município com 50 mil habitantes. Nós somos 20 mil e temos UPA. Temos sala de estabilização, tudo aqui para estabilizar o paciente e mandar para Cuiabá, até porque na unidade somente são os primeiros atendimentos. Cirurgia, por exemplo, regulamos e mandamos para Cuiabá” contou a secretária.
Sobre a festa de Réveillon, Rosa Blanco revelou que Secretaria de Saúde está providenciando ambulâncias que ficarão nas imediações do evento para atendimento médico das pessoas que forem participar da queima de fogos, assim como que a equipe médica da UPA está de plantão 24 horas. “Vamos dar todo o suporte médico. Vamos estar com várias ambulâncias, com equipe completa. Nós temos sala de estabilização, se precisar”, finalizou.
Serão dois dias de festa com bandas nacionais e regionais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).