Um levantamento feito pela concessionária Nova Rota Do Oeste mostra que as jazidas da Bimetal, empresa em recuperação judicial da família do governador Mauro Mendes, podem ser usadas nas obras de duplicação da Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá.
Um estudo feito pela empresa Nacon Sondagens, contratada pela Nova Rota do Oeste, identificou que a jazida Pedra Limpa, da empresa Bimetal, pode ser utilizada para retirada de material durante as obras de duplicação do rodovia em Cuiabá.
As jazidas localizadas pela empresa de sondagens devem ser negociadas pela empresa contratada pela concessionária para realizar as obras. O nome da empresa ainda não foi divulgado pela concessionária. Por meio de nota, a Nova Rota do Oeste informou que a empresa responsável "terá liberdade" para negociar com outros portadores de direito minerário. Veja nota completa no final da matéria.
A Bimetal Indústria Metalúrgica Ltda, empresa que está em nome de familiares do governador Mauro Mendes, entrou em recuperação judicial em 2015, com dívidas de R$100 milhões.
Em maio de 2023, o governador Mauro Mendes assinou a troca do controle acionário da Nova Rota Do Oeste, que antes percentia à Construtora Odebrechet. A partir de então, o controle acionário da concessionária foi parar nas mãos da empresa pública Mato Grosso Participações (MT Par), que pertence ao governo do Estado. Em troca, o governo estadual quitou dívidas bancárias de cerca de R$ 1 bilhão da concessionária.
Outro lado
NOTA SOBRE AS JAZIDAS
Sobre os fatos descritos, a Concessionária Nova Rota do Oeste esclarece:
1 – A Concessionária é responsável pelo Projeto Básico das obras que realiza. A empresa contratada para a execução do serviço fica responsável por elaborar o Projeto Executivo e realizar a obra conforme o mesmo, após aprovação junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
2 – No projeto básico é uma exigência a identificação das jazidas de materiais aproveitáveis próximas ao local da obra. O rito foi seguido na Imigrantes e foram mapeadas 5 (cinco) jazidas, sendo três delas viáveis (licenciadas e em operação). Apesar da identificação obrigatória, a empresa contratada tem liberdade para buscar outras jazidas caso entenda necessário. A negociação destes materiais também fica também a cargo da empresa contratada e não é de interesse da Concessionária, uma vez que a esta altura já efetuou a contratação da obra por preço fechado.
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