O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista à imprensa nesta semana, afirmou que o desinteresse da população é o principal motivo do baixo índice de vacinação no Estado. Gilberto relatou que Mato Grosso está com 58% da população imunizada com duas doses, porém, alertou que ainda terá um longo caminho para percorrer até chegar aos 90%.
“São várias condicionantes, mas acredito que a principal delas é o desinteresse da população, porque quando não tinha vacina disponíveis, o número de instituições e categorias que se colocavam como prioritárias da vacina era imenso, agora o imunizante está à disposição existe um percentual da população que não está nem preocupada em vacinar”, apontou o secretário.
Leia mais: Gilberto recomenda evitar festa com aglomeração e fala em prudência sobre passaporte da vacina
Além do desinteresse, Gilberto apontou outras condicionantes para recusa da vacina, como, por exemplo, o negacionismo de algumas autoridades, a acomodação da população — pela redução com o número de óbitos e internações, que dá a impressão que a pandemia já acabou — e o erro de estratégias de alguns gestores.
Gilberto relatou que Mato Grosso tem 450 mil doses de vacina estocadas e também demonstrou preocupação com a baixa cobertura vacinal em alguns municípios: “Recebi uma parcial, que mostra uma preocupação de municípios com baixa cobertura vacinal, um número grande de municípios que já tem abaixo de 50% até a cobertura vacinal da Covid. Temos 450 mil doses da vacina estocada em nossa central e muitas doses na mão de municípios. Então, acredito que vamos convidar esses municípios em uma reunião para tratarmos do assunto”, declarou o secretário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).