O município de Nossa Senhora do Livramento (a 42 km de Cuiabá) está em alerta, mas não pela Covid-19 e sim pela “seca” que pode levar ao desabastecimento e gerar uma crise hídrica na cidade. A informação é do coordenador da Defesa Civil, Heládio Mendes de Campos.
Ao , Heládio Mendes explicou que o período de seca, entre esses meses de junho, julho e agosto, causa muita preocupação de todos da cidade, e que hoje existe um risco real de uma possível “escassez de água”.
Leia Também - Inverno começa nesta segunda (21) e tempo seco deve predominar
“Estamos fazendo um alerta que este ano será atípico. Nossos rios já estão secando. A cidade também é abastecida com poços artesianos, e nós estamos preocupados com a baixa vazão de água e por isso alertamos ao prefeito para que não tenhamos problema no futuro. O risco de uma possível escassez de água é grande”, disse Mendes.
O coordenador da Defesa Civil informou que desde 2020 vem sendo desenvolvido o serviço de monitoramento dos rios e poços artesianos do município, o que verificou a baixa vazão da água, e que neste processo o prefeito Silmar Souza (DEM) providenciou a construção de mais poços e de um reservatório de água.
“Agora estamos emitindo essa alerta para prevenir as autoridades para que lá na frente não tenhamos a escassez da água. Caso isso venha acontecer que se tenha um plano A ou B para solucionar o problema”, declarou o coordenador.
Além disso, ele contou que o Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade já foi comunicado sobre o risco da escassez, e que autarquia vem desenvolvendo um trabalho para que a população se conscientize e economize água, principalmente neste período de seca que se aproxima.
“Já alertamos ao DAE, e eles já comunicaram a população sobre a questão de economizar água. A população tem que participar também usando a água com racionalidade. Todos têm que ajudar nesta hora”, finalizou Mendes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).