As chuvas fortes registradas em Cuiabá nos últimos dias causaram estragos no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). Imagens feitas na quarta-feira (6) por um internauta, que pediu para não ter o nome divulgado, mostram os corredores alagados. O hospital tem passado por reformas desde abril do ano passado e, segundo a direção do hospital, os setores afetados com as chuvas ainda estão descobertos.
As imagens mostram o piso de alguns setores parcialmente alagados. As fotos se referem a Clínica Médica, ao Corredor Central e a Sala de vidro, setor improvisado onde residentes e internos ficam alojados.
De acordo com superintendente do HUJM, Francisco Souto, os espaços onde ocorreram os alagamentos estão próximos a uma parte do hospital onde a troca do telhado ainda está sendo realizada. Por causa disso, as águas das chuvas dos últimos dias têm se infiltrado no prédio e se espalhado entre a clínica médica e a sala de vidro, que ficam próximas.
Ele informou que essa parte onde os problemas têm ocorrido correspondem a uma área de cerca de 30 metros quadrados.
O superintendente afirmou que, entre fevereiro e março, essa fase das obras deve ser completada. “A obra já está 90% completa, no momento. Estamos identificando essas regiões que estão com problemas para que possamos repassar a situação para os responsáveis técnicos. Esse período chuvoso acaba revelando essas falhas que precismos tratar”, disse.
Algumas imagens divulgadas pela empreiteira responsável pelas obras mostram parte do telhado trocado. As telhas novas estão na cor branca e as que tem uma coloração amarronzada representam a parte que ainda será substituída. As fotos foram tiradas em dezembro.
A unidade passa por reformas desde abril do ano passado. A estrutura antiga do hospital, que é feita de madeira, está sendo substituída por vigas metálicas. A programação inicial era que cerca de 9 mil metros quadrados de cobertura serão trocados.
Conforme o Ministério da Saúde, o Júlio Müller está entre os hospitais universitários de 21 estados e do Distrito Federal que contarão com mais R$ 45 milhões destinados pelo governo federal para reforçar os atendimentos de saúde e para a reestruturação dos serviços. Ao todo, 34 unidades receberão os recursos, autorizados pela portaria 2.263, publicada em 31 de dezembro no Diário Oficial da União.
Desse montante, R$ 1.707.158,93 devem ser destinados à unidade.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).