Mato Grosso enfrenta um novo alerta em relação à Covid-19, após o registro de 11 óbitos, incluindo o de um bebê de dois meses em Lucas do Rio Verde, e a identificação de casos da nova subvariante JN 2.5, uma variação da Ômicron, em Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo o Painel Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), atualizado em 2 de fevereiro, a situação epidemiológica no Estado se agrava, com seis municípios em "risco muito alto" [Zona Vermelho] e outros 31 em "risco alto" [Zona Laranja] para o contágio do coronavírus. Já 58 municípios apresentam risco moderado [Zona Amarelo], entre eles, Cuiabá e Chapada dos Guimarães, ambos vão sediar eventos do Carnaval. Já Várzea Grande e outros 14 municípios se encontram na classificação de nível baixo [Zona Verde] para contaminação da Covi-19.
A SES-MT orienta que municípios com "risco moderado" implementem medidas rigorosas de prevenção, incluindo quarentena domiciliar para idosos e grupos de risco. A situação é particularmente preocupante em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, que estão programados para sediar eventos de Carnaval, ambos classificados com risco moderado.
Veja o panorama da Covid
Apresentam "risco muito alto" [Zona Vermelho], os municípios de Araguainha, União do Sul, Porto dos Gaúchos, Serra Nova Dourada, Luciara e Alto Boa Vista. Já classificação de "risco alto" [Zona Laranja], os municípios de Lucas do Rio Verde; Diamantino, Paranaita, Cocalinho, Poconé, Barra do Bugres, Tabapora, Matupa, Água Boa, Porto Estrela, Nova Santa Helena, Tangara da Serra, São Felix do Araguaia, Apiacas, Nova Lacerda, Canabrava do Norte, Nobres, Nortelandia, Cáceres, Novo Santo Antonio, Nova Monte Verde, Sinop, Indiavai, Claudia, Araputanga.
Estes municípios classificados com “risco alto” precisam implementar todas as medidas previstas para os níveis de risco “baixo e moderado”, a exemplo, proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial; adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.
Além de Chapada e Cuiabá, estão na classificação de risco moderado os municípios de: Comodoro, Feliz Natal, Barão de Melgaço, Pontal do Araguaia, Juscimeira, Sorriso, Campo Verde, Juara, Barra do Garças, Planalto da Serra, Torixoreu, Reserva do Cabaçal, Colider, Nova Xavantina, Itauba, Porto Alegre do Norte, Pontes e Lacerda, Guaranta do Norte, Santo Antônio do Leverger, Pedra Preta, Campo Novo do Parecis, Acorizal, Mirassol d’ Oeste, Guiratinga, Arenápolis, Primavera do Leste, Rosario Oeste, São José dos Quatro Marcos, Canarana, Gaúcha do Norte, Cuverlandia, Campinápolis, Tapurah, Castanheira, Querência, Ribeirão Cascalheira, Paranatinga, Ipiranga do Norte, Nova Canaã do Norte, Poxoréu, Rondonópolis, Nova Marilândia, Brasnorte, Nova Brasilândia, Colniza, Nova Bandeirantes, Confresa, Juína, Denise, Ribeiraozinho, General Carneiro, Alto Paraguai, Araguaiana, Santo Afonso, Vila Rica e Bom Jesus do Araguaia.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).