18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 19 de Julho de 2021, 09:50 - A | A

Segunda-feira, 19 de Julho de 2021, 09h:50 - A | A

FISCALIZAÇÃO

Com 15 mil "gatos" de água, Várzea Grande faz mutirão para combater ligações clandestinas

Fiscais estão inspecionando ligações que possuem dispositivos para driblar o real consumo nos hidrômetros e ligações sem cadastro

Lucione Nazareth/VGN

DAE/VG

VGN_DAE-operacao-gatos

 

 

Para combater ligações irregulares e furto de água nos bairros de Várzea Grande, o Departamento de Água e Esgoto do município (DAE-VG) realiza um mutirão de inspeção e fiscalização no município.

De acordo com a autarquia, a ação faz parte do Programa de Ação e Melhoramento do Sistema de Abastecimento de Água em Várzea Grande, que conforme do DAE/VG, possui várias fases de execução que passam por “obras e investimentos, hidrometração, recuperação de redes de abastecimento e execução de novas redes”.

Leia Também - DAE realiza na próxima semana mutirão fiscal em bairros de VG; cortes de água estão programados para dia 26

O Departamento de Água e Esgoto afirmou que diariamente são constatadas irregularidades em hidrômetros, danos como rompimento dos lacres, ligações clandestinas direto na rede de abastecimento, violação de ligações cortadas, entre outras, que nada mais são do que furto de água, popularmente conhecido como “gato”.

Para coibir as ilicitudes, os fiscais do DAE/VG estão inspecionando tanto as ligações que possuem dispositivos para driblar o real consumo nos hidrômetros quanto as ligações sem cadastro realizadas na rede de abastecimento.

No caso do furto de água, após a verificação e comprovada a fraude, o usuário é notificado e multado. Em casos de violação da distribuição da água, o proprietário é multado e responde criminalmente por furto (Art. 155 do Código Penal).

“O DAE-VG estima que existe hoje, em Várzea Grande, cerca de 15 mil ligações sem cadastro na rede de abastecimento de água no município. Essas irregularidades não causam apenas perdas financeiras, mas favorecem também o aumento de perdas no sistema de abastecimento de água, prejudicando toda população. Quem age dessa maneira geralmente consome muito mais que o necessário”, explicou o diretor-presidente do DAE-VG, Carlos Alberto Simões de Arruda, por meio de nota.

O DAE/VG ainda reforçou que o consumidor que desejar regularizar as ligações sem cadastro pode comparecer a uma das agências comerciais da autarquia apresentando os seguintes documentos: pessoa física (original e cópia): documento de identificação com foto e CPF; comprovante de localização do imóvel ou de vizinho; pessoa jurídica (original e cópia): escritura de compra e venda ou; contrato de compra e venda ou; contrato de locação com firma reconhecida em cartório.

As agências do DAE/VG estão abertas ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h, e no sábado, em plantão, na Agência Centro, das 8h às 12h.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760