O Cristo Rei é o bairro mais populoso de Várzea Grande, conforme dados do Censo Demográfico, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Considerado um distrito e um bairro de Várzea Grande, segundo a subprefeitura local, o “Grande Cristo Rei”, composto por 77 bairros, tem uma população estimada em 145 mil habitantes, o que o torna maior, populacionalmente, que 137 municípios de Mato Grosso, entre eles, Tangará da Serra.
Com um total de 6.013 CNPJs ativos, a região abriga centenas de empresas comerciais, especialmente do varejo e da prestação de serviços, indústrias, escolas e faculdades, podendo afirmar que possui o seu próprio centro comercial, ou seja, uma cidade dentro de Várzea Grande.
Dentre os 77 bairros que formam a região, destacam-se: Alameda – localizada ao leste do distrito, possuindo características industrial e residencial; Manga – localizada no noroeste, possuindo características industriais e residencial; Ponte Nova - localizado na divisa com Cuiabá, com forte característica residencial; Dom Orlando Chaves – localizado ao leste, na divisa com o bairro da Manga; Construmat – localizado entre os bairros da Manga e o Alameda; Parque do Lago – localizado entre os bairros Maringá e Cohab Cristo Rei, no sul do distrito; e Engordador - Bairro Ribeirinho, divisa com a Região Santa Maria.
A tendência é que a região cresça ainda mais nos próximos anos, com a inauguração de uma nova ponte que ligará Várzea Grande à Cuiabá. A ponte sairá do Parque Atalaia, na Capital, ao Parque do Lago, em Várzea Grande, facilitando o acesso rumo ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Além da subprefeitura e do Centro de Referência de Assistência Social, estão na região importantes componentes da infraestrutura da cidade, como o Ganha Tempo, o Centro Universitário de Várzea Grande, a Faculdade Católica e o campus do Senai.
Ali também estão o Hospital Metropolitano, a UPA do Cristo Rei, a Policlínica do Cristo Rei, a Policlínica do Parque do Lago, além de outras unidades de saúde.
Na Segurança Pública estão o 25° Batalhão de Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, a Companhia Independente de Força Tática da Polícia Militar, a Coordenadoria de Logística e Patrimônio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Defesa Social, a Delegacia Especializada da Infância e Juventude e a 2ª Delegacia de Várzea Grande.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).