Os entregadores de aplicativos de Cuiabá e Várzea Grande iniciaram nesta segunda-feira (31.03) a paralisação nacional organizada pela Aliança Nacional dos Entregadores de Aplicativos (Anea).
O movimento segue até terça-feira (1°.04) e tem como principal objetivo reivindicar reajustes nas taxas de entrega e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam nas plataformas.
Entre as principais demandas estão: o fim da coleta dupla – quando o entregador precisa buscar dois pedidos em um mesmo trajeto – e a criação de pontos de apoio para descanso e alimentação, pontos esses que já existem alguns Estados.
A mobilização começou na manhã desta segunda-feira na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Há também um planejamento de uma motociata no período da tarde.
Embora não haja dados precisos sobre o número de trabalhadores que aderiram ao movimento, é esperado que as entregas sejam impactadas durante esses dois dias, com possíveis desfalques nos serviços prestados.
Confira pronunciamento dos entregadores
COMUNICADO AOS LOJISTAS
Prezados lojistas,
Nos dias 31 de março e 1º de abril, entregadores de aplicativos em todo o país realizarão uma paralisação nacional, o Breque Nacional dos Apps 2025. O movimento reivindica reajustes nas taxas de entrega e melhores condições de trabalho para todos que atuam nas plataformas.
Sabemos que vocês também são impactados diretamente pela política das empresas de aplicativo. O valor das entregas tem diminuído ao longo do tempo, afetando a qualidade do serviço e podendo gerar atrasos e dificuldades na operação do seu negócio.
Nosso objetivo é pressionar as plataformas a oferecerem condições mais justas, o que, a longo prazo, beneficia também os lojistas, garantindo um serviço de entregas mais eficiente e sustentável.
Durante os dias de paralisação, recomendamos que evitem operar com os aplicativos de entrega, pois haverá grande redução na disponibilidade de entregadores, o que pode resultar em pedidos acumulados, cancelamentos e prejuízos.
Pedimos seu apoio e compreensão neste momento importante para a categoria. Caso queira demonstrar solidariedade, sugerimos que pause suas operações nesses dias ou informe seus clientes sobre a paralisação.
Estamos à disposição para dialogar e esclarecer qualquer dúvida.
Atenciosamente,
Comando Nacional do Breque dos Entregadores 2025
Leia também - VG Notícias repudia falta de reconhecimento à imprensa digital por parte do TRE-MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).