Representantes da Undime de todos os Estados participaram, nesta quarta-feira (02.04), em Brasília, do lançamento do programa MEC Gestão Presente, plataforma desenvolvida pelo governo federal para modernizar a gestão da educação básica nas redes públicas. A iniciativa visa ampliar a transparência, fortalecer a cooperação entre os entes federativos e tornar a administração educacional mais eficiente.
A iniciativa visa ampliar a transparência, fortalecer a cooperação entre os entes federativos e tornar a administração educacional mais eficiente.
Silvio Fidelis, vice-presidente nacional da Undime e presidente da seccional de Mato Grosso, participou da mesa de encerramento do evento, ao lado de autoridades do Ministério da Educação e especialistas em inovação educacional. Em sua fala, ressaltou a relevância da nova ferramenta para os municípios.“Este ano completo 40 anos de atuação na educação e posso afirmar que ela é uma construção coletiva.
"O regime de colaboração promovido pelo MEC tem sido essencial para viabilizar políticas públicas. Muitos municípios ainda usam diários de classe em papel e arcam com altos custos por sistemas próprios. Essa modernização representa uma revolução digital nas escolas. Precisamos de soluções contínuas e do apoio federal para garantir uma educação de qualidade. Espero que, no futuro, possamos avaliar os resultados da iniciativa e propor melhorias”, afirmou.
A presença de Fidelis reforça o protagonismo da Undime Mato Grosso e destaca a importância do diálogo entre os municípios e o governo federal na formulação de políticas educacionais mais eficazes.
A Undime também esteve representada na mesa-redonda Desafios e Oportunidades na Transformação Digital da Gestão Escolar, com a participação de Andreika Asseker Amarante, presidente da seccional de Pernambuco e dirigente municipal de Educação de Igarassu/PE.Sobre o MEC Gestão PresenteA plataforma parte da premissa de que a tecnologia é uma aliada estratégica na gestão pública, ao facilitar o acesso a dados precisos e otimizar o planejamento e a execução das políticas educacionais. Ela é composta por dois módulos principais:
• Sistema Gestão Presente: já em funcionamento, reúne dados do Programa Pé-de-Meia, com informações de cerca de 8 milhões de estudantes. A partir de abril de 2025, será ampliado para incluir o Ensino Fundamental e a Educação Infantil.
• Gestão Presente na Escola: voltado para redes municipais, oferece funcionalidades como matrícula, enturmação e diário de classe digital, contribuindo para rotinas escolares mais eficientes.
Com essa iniciativa, o MEC pretende apoiar escolas e secretarias em todo o país, promovendo uma gestão educacional mais integrada, inovadora e equitativa. (Com assessoria da Undime)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).