O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou dados que apontam que até o último dia 15 de dezembro, mais de 3 mil detentos foram diagnosticados com Covid-19 no sistema penitenciário de Mato Grosso.
Os números são oriundos do monitoramento quinzenal dos casos de contágios e mortes por coronavírus nos sistemas prisional e socioeducativo, categorizados entre servidores e pessoas em privação de liberdade.
O levantamento foi feito a partir de informações provenientes de diferentes fontes dos Poderes Executivo e Judiciário estaduais, incluindo dados repassados pelos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMFs), boletins epidemiológicos de Secretarias Estaduais e dados informados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Dados divulgados neste último levantamento citam que 3.059 casos de Covid-19 foram confirmados em detentos do sistema penitenciário, sendo registrados seis óbitos. No caso de servidores, os números apontam que 901 casos foram confirmados e 19 óbitos.
Já em relação ao Sistema Socioeducativo, o monitoramento detectou que até o último dia 15, seis adolescentes privados de liberdade foram diagnosticados com coronavírus, sem nenhum óbito. Neste sistema, 129 servidores testaram positivo para Codvi-19, tendo dois óbitos.
Leia Também - Poconé registra novo surto de casos de Covid-19; dois vereadores estão entre infectados
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).