A pré-candidata a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Mato Grosso, Cláudia Aquino, em visita ao VG Notícias, acompanhada do advogado Ronimárcio Naves, disse que está preparada e que tem bons projetos e ações em prol dos advogados caso venha presidir a OAB/MT para o próximo triênio (2016/2018).
A advogada que ocupou o cargo de vice-presidente da entidade na atual gestão, a qual se licenciou para disputar a eleição, declarou que as suas principais bandeiras de campanha serão a valorização dos advogados, o resgate do prestígio e o respeito da categoria perante a sociedade.
“Em nossa gestão trabalharemos para valorização do profissional de advocacia, e também resgatar o prestígio e respeito dos advogados junto à sociedade. Nos últimos anos, a conduta de alguns profissionais fez com que esse respeito e prestígio diminuíssem junto à sociedade, e nós na Presidência iremos trabalhar para resgatar isso novamente” frisa Aquino.
Apesar de ter feito parte da atual gestão, Cláudia afirma representar a “renovação” nos quadros da Ordem e garante que caso seja eleita não irá disputar a reeleição da OAB/MT.
“Cláudio Stábile quando assumiu a OAB/MT já representou a renovação dos quadros da Seccional Mato Grosso. Maurício Aude também representou o novo por nunca ter disputado uma eleição da Ordem. Assim com eles, eu também represento o novo, e como eles fizeram não saindo à reeleição eu também não irei à reeleição se eleita for” garante.
Questionada sobre o apoio do governo do Estado à sua chapa, Cláudia Aquino destaca que a sua campanha vem sendo realizada com transparência, sem apoios políticos e com profissionais focados em desenvolver um melhor trabalho em prol da OAB/MT. “Na nossa gestão a transparência também se fará presente porque tenho como meta criar o portal transparência da OAB para que os advogados possam acompanhar on-line os gastos da Ordem”, promete.
Quanto à ação da OAB/MT sobre advogados que atuam como membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) e após deixar o cargo, advogam em ações que tramitam no referido tribunal, a candidata disse que se a ordem for provocada tomará medidas cabíeis por meio do Conselho de Ética, mas a instituição não tem ingerência sobre o tribunal.
Vale lembrar que as eleições para a Presidência da OAB/MT estão previstas para 27 de novembro deste ano, das 9 às 17 horas.
Participação na Atual Gestão OAB – Cláudia Aquino conta que atuou na atual gestão prestando atendimento a Ordem nos municípios do interior do Estado. Ela frisa o trabalho da OAB/MT na fiscalização das obras da Copa do Mundo.
“Nessa gestão participamos ativamente da fiscalização das obras da Copa, cobrando do antigo governo o cronograma de entrega das obras, e protocolando representações contra o Estado pelos atrasos junto aos órgãos de controle como Ministério Público Estadual e Federal, e o Tribunal de Contas do Estado”, justifica.
História com Várzea Grande – Cláudia Aquino relatou ao VG Notícias que entre 1999 e 2001 foi oficial de justiça no Fórum de Várzea Grande quando a unidade judiciária foi comandada pela juíza (hoje desembargadora do Tribunal de Justiça) Maria Erotides Kneip Baranjak.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).