A prefeita de Barra do Bugres (a 169 km de Cuiabá), Maria Azenilda Pereira (MDB) e o prefeito de Nova Xavantina (a 651 km de Cuiabá), João Machado Neto – João Bang (PSB), retomaram o uso obrigatório de máscara em seus municípios, conforme publicações no Diário Oficial (AMM) desta segunda-feira (04.07).
Barra do Bugres retomou o uso obrigatório em ambientes fechados, especialmente por pessoas suspeitas, ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis em ambientes abertos, ou fechados.
A prefeita recomendou a manutenção do uso de máscara por pessoas com comorbidade, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas, em ambientes abertos e fechados. “As instituições de ensino deverão manter rigoroso monitoramento de risco de propagação de doenças respiratórias em especial da COVID-19, devendo ser utilizado o uso de máscara, nos ambientes fechados”, cita trecho do decreto.
A norma estabelece ainda, que não deverão comparecer à escola pessoas com doenças respiratórias transmissíveis, confirmadas ou suspeitas, cabendo à direção escolar, seguir as Notas Orientativas publicadas pela Secretaria Municipal de Educação. “As mesmas encontram-se disponíveis no site www.barradobugres.mt.gov.br, e podem ser atualizadas em qualquer tempo, e notificar a Vigilância em Saúde Municipal em caso de ocorrência de surto.”
Leia mais: Cáceres e mais três municípios de MT retomam uso obrigatório de máscara
Já a Prefeitura de Nova Xavantina estabeleceu o uso obrigatório para pessoas com sintomas gripais em espaços públicos e privados, bem como, manteve a utilização de máscara nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e escolas.
O prefeito João Bang recomendou o uso em locais de grande circulação de pessoas e determinou que em "eventos artísticos/shows deverão aferir a temperatura do frequentador na entrada, e se for maior que 37,5° C, fica proibido o acesso da pessoa no mesmo.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).