Os servidores da Assistência Social e da Saúde de Cuiabá fazem ato nesta quarta-feira (10.01) em frente à Prefeitura de Cuiabá pedindo reajuste salarial. Eles entregam mais de mil assinaturas da carta ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a partir das 15 horas desta quarta.
Em entrevista ao , a assistente social Cras Osmar Cabral, Cristiane Lopes, afirmou que a manifestação envolve 900 profissionais da área finalística, em busca de apoio à proposta de reajuste do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A categoria reivindica ao prefeito, que encaminhe à proposta de reajuste para votação na Câmara de Cuiabá.
“Já estamos dialogando com o prefeito Emanuel Pinheiro há algum tempo, antes de 2020, inclusive. Temos um PCCS dos servidores da Prefeitura de Cuiabá em área meio e área finalística, e em 2019 foi aprovado uma recomposição da área meio e a área finalística acabou ficando de fora, desde então, continuamos o diálogo”, declarou Cristiane Lopes.
Os profissionais especialistas em desenvolvimento social, especialistas em saúde, técnicos em desenvolvimento social (orientador social e Cuidador social), agentes em à saúde [nível médio] solicitam a aprovação para que o reajuste seja pago ainda neste ano.
“Decidimos fazer um abaixo assinado ao prefeito, que ele encaminhe. Precisamos fazer várias ações para que de fato aconteça, que possamos receber nosso reajuste ainda este ano, em 2024. Se não for aprovado nesse orçamento de 2024, provavelmente poderá ser aprovado somente na próxima legislatura, ou seja, em 2026”, argumentou.
A categoria já reuniu com o presidente de Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL) em dezembro em busca de apoio à proposta. A LOA 2024 deve ser votado pela Câmara Municipal na sessão prevista para 22 de janeiro.
Outro lado - Em nota à imprensa, a Prefeitura de Cuiabá informa que as categorias que ainda não foram contempladas, mas que ingressaram com o pedido, estão tendo seus pedidos analisados pelo Comitê de Eficiência de Gastos Públicos do Poder Executivo Municipal. Ainda conforme a nota, a Prefeitura reitera ainda que, as deliberações irão prosseguir versando o atendimento e valorização dos servidores públicos.
"Estima-se que, até o final de 2024 todas as categorias de servidores municipais da Prefeitura de Cuiabá serão beneficiadas com a implantação do Plano de Cargos e Carreiras e Salários (PCCS) e do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é pautada pelo respeito e valorização dos servidores públicos e reitera seu compromisso e manutenção do diálogo com todas as categorias", cita trecho da nota.
Leia também: Auxílio para estudantes do ensino médio deve começar em março
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).