16 de Novembro de 2024
16 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 20:05 - A | A

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 20h:05 - A | A

caps 3

Centro de Atenção Psicossocial de VG também atenderá pacientes em domicílio

Além de atividades diurnas, o local também tem cinco vagas de acolhimento noturno

Giovanna Bitencourt & Kleyton Agostinho/VGN

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), inaugurou, nesta quinta-feira (18.05), o primeiro Centro de Atenção Psicossocial – CAPS 3, 24 horas, para acolher pessoas com transtornos mentais. O Centro está lozalizado na rua 24 de Maio, nº 291, bairro Centro Sul. O local tem cinco vagas de acolhimento noturno e observação para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes inclusive, pelo uso de substâncias psicoativas, de todas as faixas etárias. O atendimento será de segunda a sexta-feira.

A coordenadora do CAPS 3, Soraya Miter, em entrevista ao , explicou que o centro irá disponibilizar, além dos leitos, atividades em grupo, consultas, atendimento psicológico, médico e social. Ela destacou que aos finais de semana, os leitos ficarão disponíveis aos pacientes mais sensíveis, para serem tratados sem precisar internação em sanatórios ou terem um agravamento mental.

“O CAPS 3 é uma unidade da saúde mental. Vamos ter várias atividades em grupo, consultas, atendimento psicológico, médico, assistente social. Aos finais de semana e a noite vamos ter cinco leitos para observação daquelas pessoas que estiverem em crise, para evitar as internações psiquiátricas ou que a pessoa tenha um agravamento no seu estado mental”, explicou Soraya.

A coordenadora frisou que o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 17h às 19 horas, e o centro estará disponível para atendimento a qualquer momento. Ela explicou que não precisa de documentação e nem agendamento para atendimento com a equipe. “O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 17h às 19 horas. As portas ficam abertas a todo momento para o acolhimento, não precisa fazer agendamento, é só chegar aqui na unidade e vai ser atendido por um profissional da nossa equipe. Não é necessária nenhuma documentação específica”, disse.

Soraya reforçou que os finais de semana são disponíveis, agora, apenas para os pacientes que estarão internados, mas que durante a semana, todos que precisarem de apoio serão atendidos e terão direito a participar das atividades desenvolvidas no CAPS.

“Os finais de semana não são abertos para acolhimento, mas sim para o atendimento quem para quem está no leito. Durante a semana nós temos a demanda que nos procura e que vão participar das nossas atividades e receber todo o atendimento, inclusive médico”, destacou.

Soraya também destacou que o CAPS irá atender apenas os moradores de Várzea Grande neste primeiro momento, e que as equipes profissionais do centro são qualificadas para realizar atendimento domiciliar na área urbana e rural para os pacientes que tiverem dificuldade de acessar o centro.

“Neste momento, o CAPS só irá atender a população de Várzea Grande. Vamos atender também pessoas que estão no meio rural, nossa equipe também realiza visitas domiciliares, porque tem pessoas que não conseguem chegar até nós”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros, afirmou ao que a inauguração do CAPS é muito importante para Várzea Grande, pois demonstra que a cidade está dando grandes passos ao disponibilizar ajuda a essa população que precisa de atendimento.

“A inauguração hoje é muito especial para Várzea Grande, porque é o dia da luta antimanicomial. O CAPS é a oportunidade que nós temos de dar um passo à frente, tendo 24 horas de atendimento para nossa população, que é uma parcela muito importante que necessita de atendimento e de ajuda. Vamos fazer o tratamento correto sem privação de liberdade”, disse Gonçalo.

O prefeito Kalil Baracat (MDB) destacou a importância de investir na saúde pública, e afirmou que continuará dando apoio às famílias que precisam de atendimento psicossocial. Kalil reforçou que os atendimentos serão feitos de diversas formas, com oficinas e materiais especializado para ajudar no tratamento, além dos médicos e equipes que estarão disponíveis a todo momento para auxiliar a população.

“Representa muito para as famílias várzea-grandenses que precisam deste atendimento. A saúde pública é um instrumento que tem que ser utilizado para o benefício da população. O CAPS vai possibilitar atendimentos à altura das pessoas que precisam. Nós temos leitos, temos salas atrativas, onde vai ser onde são preparadas as oficinas, tem o material para o tratamento adequado. Eu me sinto muito feliz em auxiliar as famílias que necessitam desse atendimento”, afirmou.

Leia mais - Governo entrega uniformes e kits básicos às escolas militares quatro meses após início do ano letivo

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760