19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022, 15:20 - A | A

Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022, 15h:20 - A | A

Prevenção

Caminhões-pipa são entregues para Defesa Civil de municípios de MT

Segundo Bustamante, investir na Defesa Civil é uma forma de prevenir queimadas ou inundações

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O Governo de Mato Grosso entregou nesta quarta-feira (09.11) oito caminhões pipa para a Defesa Civil, durante a abertura do 2º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres, em Cuiabá. Os municípios contemplados com os caminhões-pipa foram: Juara, Aripuanã, Barão de Melgaço, Cáceres, Colniza, Feliz Natal, Gaúcha do Norte e Poconé.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o investimento soma R$ 4,9 milhões e será fundamental para prevenção de desastres. Ele apontou como exemplo, o rompimento de barragem em Brumadinho, em Minas Gerais.

“Temos os exemplos nacionais de Brumadinho e outros, muitas vezes a gente só pensa no desastre, quando acontece. É uma forma do Governo prevenir queimadas ou inundações, é um trabalho muito importante da Defesa Civil, principalmente na forma de antecipar qualquer tipo de desastre”, declarou o secretário.

Leia também: Revoltado com oscilação de energia, deputado promete relatório paralelo da CPI da Energisa

Alexandre Bustamante disse que Governo está antecipando, está qualificando os profissionais e estruturando os municípios. “É uma forma do Governo fazer primeira interação com os municípios, que muitas vezes não tem condição de ter essas prioridades, pois, tem outras. Estamos juntos com a Defesa Civil, nesse momento, investindo mais de R$ 5 milhões só dos caminhões, fora nessa capacitação, que abarcará diversas áreas. Então, a gente entende da importância da Defesa na prevenção”, disse o secretário.

Seminário

O 2º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres acontece durante esta quarta e quinta-feira (10), na Fatec/SENAI. O evento visa produzir conhecimento acerca de desastres no território mato-grossense e fomentar pesquisas na área, além de encorajar a participação popular nas ações do órgão com voluntariado.

O evento reúne palestrantes de todo o país, para debater temas importantes sobre redução do risco de desastres. Entre os nomes confirmados, estão Alessandra Daibert, da Agência Nacional de Água (ANA); Regina Célia dos Santos Alvalá, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); e Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, do CBMMT.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Álbum de fotos

VGN

VGN

VGN

VGN

VGN

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760