A chuva deste final de semana causou novos alagamentos no município de Cáceres (a 218 km de Cuiabá), causando temor na população. Moradores manifestaram preocupação após o novo temporal, sete dias após o primeiro, que causou inúmeros estragos no município.
“Olha a água entrando. Toda a água deste bairro desce aqui. Virou uma bacia aqui em frente. Pelo amor de Deus, até quando vamos ficar deste jeito. Reformaram a escola inteirinha, está perdendo tudo de novo hoje. Não tem condições não”, relatou um morador em um dos vídeos que registra o momento da chuva.
A rua Padre Cassemiro ficou completamente alagada conforme registro de internautas. Já em outros pontos de alagamento, moradores tentavam, sem sucesso, puxar a grande quantidade de água com rodinho.
A cidade decretou situação de emergência na segunda-feira (12.02) após intensas chuvas no último dia 10 de fevereiro, que assolaram o município, resultando em destruição de bens públicos, estradas, vias urbanas, pontes e bueiros comprometidos, além de alagamentos que invadiram casas e estabelecimentos comerciais. A chuva que castigou Cáceres afetou cerca de 7 mil famílias, deixando 10 delas desabrigadas.
Contudo, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), decretou situação de emergência por alagamento somente na sexta-feira (16). O decreto tem vigência de 90 dias, ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, podendo ser prorrogada até completar 180 dias.
O reconhecimento de Situação de Emergência permite ao município receber ajuda humanitária e, com a chancela da União, as Prefeituras podem receber recursos para enfrentar os alagamentos.
PREVISÃO
Conforme o Clima Tempo, nesta segunda-feira (19.02), a previsão para Cáceres é de chuva a qualquer hora. "Hoje será parecido com ontem. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora."
SOS CÁCERES
Os senadores Jayme Campos (União), Wellington Fagundes (PL), e o deputado federal Coronel Assis (União) garantiram R$ 6,5 milhões em emendas parlamentares para ajudar o município. Eles se reuniram com a prefeita Eliene Liberato (PSB) e o vice-prefeito, Odenilson José da Silva (Republicano).
Leia mais: Mais de 7 mil famílias foram afetadas com chuvas em Cáceres; 10 estão desabrigadas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).