Considerado secretário “curinga” do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), o controlador-geral do Município e secretário interino de Inovação e Comunicação da Prefeitura de Cuiabá, Marcus Brito externou sobre os desafios na Controladoria-Geral do Município, em entrevista ao “VG Notícias no AR” na última segunda-feira (09.07).
Segundo Brito, na Controladoria Geral do Município, incialmente, enfrentou o desafio de mudar o pré-julgamento em relação ao órgão, visto como um órgão repressor e responsável apenas por apontamentos.
Segundo ele, hoje o órgão atua como parceiro das Secretarias na prevenção de erros: “Anteriormente os gestores não gostavam da Controladoria. Eu falo para o prefeito, na realidade a gente tem que evitar que os erros aconteçam agora, para que você não sofra consequências quando sair daqui, quando suas contas forem revisadas pelo TCE. Então, o que tenho que fazer, é fortalecer o Controle”, pontuou.
Sobre a equipe de trabalho, o controlador-geral ressaltou que o município vem criando novos cargos como o adjunto e ouvidor, além de montar uma equipe que faça revisão de contratos no geral, principalmente contratos judicial e extrajudicial de cálculos judiciais.
“Nós não temos isso, porque não temos um especialista no assunto. Então, estamos criando esse departamento dentro da própria Controladoria. A questão do salário, realmente é esdrúxula. O último concurso feito pela Controladoria foram 15 vagas abertas, dessas, temos apenas seis controladores-auditores e um dos embates que venho falando para o prefeito é que ele faça um concurso. Acho que ele está entendendo essa perspectiva de melhora”, afirmou.
Brito ressaltou ainda, que a Controladoria além de ser um órgão de controle também é um órgão social e citou a semana da transparência com alunos das escolas municipais, e o projeto “Um por todos e todos por um”, que funciona em parceria com o Instituto Mauricio de Souza – da Turma da Mônica com dinheiro arrecadado através as CGU, do valor arrecadado da Operação Ararath. O projeto produz cartilhas educacionais aplicadas nas escolas municipais durante todo o ano.
“A Controladoria ela fomenta o social, a gente tem eventos dentro da própria Controladoria com alunos da rede municipal que comemoram aniversário no mês de maio. Enfim todo mês de maio, anualmente a gente faz a semana da transparência. Levamos as crianças para dentro do munícipio e apresentamos todo organograma da Prefeitura, o gabinete e o próprio prefeito. No evento plantamos uma sementinha de como cobrar o Poder Púbico e produzimos um concurso de redação.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).