15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 29 de Maio de 2023, 10:06 - A | A

Segunda-feira, 29 de Maio de 2023, 10h:06 - A | A

quadro gripal

Bebê de 2 meses morre após parada cardiorrespiratória na unidade de saúde de Sorriso

O bebê apresentava quadro gripal com rouquidão e tosse

Gislaine Morais/VGN

O bebê Samuel Santos dos Reis, 2 meses, morreu nesse domingo (28.05), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Sorriso (a 396 km de Cuiabá), após uma parada cardiorrespiratória.

Segundo informações, entre sexta-feira (26) e domingo (28), Samuel passou por atendimento médico na Upinha e também na UPA, falecendo no domingo (28), após chegar na unidade de saúde com quadro de reforço respiratório intenso.

O bebê chegou a ser socorrido e levado para o box de emergência, onde foi tentando reanimá-lo por cerca de uma hora, mas ele não resistiu e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Após a repercussão da morte do bebê, o secretário municipal de Saúde, Luis Fábio Marchioro, realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (29), expressando solidariedade à família do pequeno Samuel. Ele afirmou que toda a equipe de saúde está empenhada em investigar as causas do falecimento da criança.

Marchioro anunciou, ainda, uma medida inédita em Sorriso. Após a confirmação do óbito de Samuel, os médicos coletaram uma amostra de dor do bebê, realizaram exames de raio-x e outros procedimentos. Por meio de uma parceria com a Vigilância em Saúde, o material será enviado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para ser submetido a uma análise genômica completa, a fim de investigar a possibilidade de alguma doença.

Durante a coletiva, o secretário cedeu a palavra ao coordenador da UPA, Dr. Rafael, para ele explicar os procedimentos médicos pelos quais Samuel faleceu nos dias anteriores ao óbito. O médico afirmou que o bebê não foi internado em nenhuma das consultas, pois não apresentava sintomas e queixas graves.

Segundo ele, o bebê deu entrada na Upinha da Zona Leste, pela primeira vez, na sexta-feira (26) às 18h20, onde a mãe relatou quadro de tosse e rouquidão, sendo que o bebê foi avaliado e aparentemente seria um quadro de dor de garganta, um quadro gripal, e após exames físicos feitos pelo médico, o bebê foi liberado com prescrição de remédios.

No sábado (27) às 18h37, o bebê deu entrada novamente na Upinha, foi avaliada por outro médico, e a mãe relatou as mesmas queixas, tosse e dor de garganta e disse que dessa vez, Samuel estava com dificuldade de respirar. Foram realizados exames e novamente não foi constatado sintomas de esforço respiratório, que levasse a uma internação.

O médico disse que no sábado (27), a mãe buscou uma segunda opinião na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em relação ao estado de saúde do filho. Lá o bebê passou por novos exames, incluído um raio-x do tórax, onde foi verificado que o pulmão do bebê estava limpo, no entanto, foi detectado uma discreta área cardíaca aumentada, ou seja, o coração um pouquinho aumentado, o que segundo Rafael, não seria motivo de causar uma repercussão clínica.

Ainda no sábado (27), a criança foi avaliada e liberada.  Já no domingo (28), pela manhã, Samuel retornou à unidade de saúde em estado grave, com dificuldades respiratórias intensas. Ele foi levado para o box de emergência, onde recebeu todos os cuidados possíveis e tentativas de reanimação durante aproximadamente uma hora, mas, o bebê não resistiu e veio a óbito devido a uma parada cardiorrespiratória.

O coordenador da UPA ressaltou, ainda, que foi realizado um exame de raio-x após o óbito, sendo verificado que o até então discreto aumento no coração, teria evoluído e no novo exame, houve um aumento fora do comum.

Leia também

Juiz manda DAE/VG indenizar família de servidor que morreu após contrair doença pulmonar

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760