O governador Mauro Mendes (DEM) assinou nesta sexta-feira (06.09), em Brasília, um contrato de empréstimo com o Banco Mundial no valor de US$ 250 milhões. Esse dinheiro será utilizado para saldar a dívida dolarizada do Estado com o Bank of America.
De acordo com Mendes, a nova concessão será de extrema importância para a recuperação do Estado e, por mais que se trate de mais um empréstimo, esse será pago “em suaves prestações”, considerando que o valor poderá ser saldado em até 20 anos, com juros anual de 3,5%.
“Esse contrato será muito importante para ajudar o Estado de Mato Grosso no equilíbrio de suas contas. Nós deixaremos de pagar em quatro anos uma dívida, vamos alongar ela e vamos pagar em suaves prestações, em prestações menores, ao longo de 20 anos. Isso vai ajudar na recuperação do caixa do Estado de Mato Grosso e, com isso, nós queremos melhorar a qualidade de prestação de serviço ao cidadão”, explica.
Ainda segundo o governador, o empréstimo somente foi concedido após o Banco Mundial considerar que as medidas que ele vem tomando nesses oito meses de mandato são essenciais para a recuperação fiscal de Mato Grosso. A presidente do Banco Mundial no Brasil, Paloma Casero, confirmou a fala de Mendes, e acrescentou dizendo que para o Banco Mundial é “muito importante ter esse compromisso com reformas estruturantes que marquem a pauta de compromisso com a reforma fiscal”.
A negociação para o pedido do empréstimo foi iniciada em 2017, no entanto, permaneceu por dois anos parada. Para Mauro Mendes, o motivo da concessão não ter sido liberada antes foi a falta de compromisso do Governo anterior em cumprir as condições necessárias exigidas pelo Banco Mundial.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).