A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) deu início, nesse domingo (06.08), ao 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O evento, com o tema “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”, irá acontecer até o dia 09 de agosto, e receberá cerca de 2.000 representantes de todos os Estados para debaterem temas estruturantes da educação pública brasileira em formato de conferências, mesas-redondas e oficinas.
O secretário de Educação de Várzea Grande, e presidente do Undime Mato Grosso, Sílvio Fidelis, pontuou a relevância de trazer os dirigentes de todo o país para Mato Grosso. De acordo com ele, o Estado e Várzea Grande poderá mostrar que também faz uma educação de qualidade, e além de adquirir experiência, poderá mostrar que educação acontece por meio de políticas públicas, mudanças e construção.
“O Fórum traz a importância das discussões para a prática educacional que chega à sala de aula. Vejo também a importância de trazer esses dirigentes para o nosso Estado, e mostrar que Mato Grosso e Várzea Grande também fazem educação. Os 141 municípios estão presentes mostrando que a educação acontece através da política pública, com mudanças e construção”, pontuou Silvio.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), observou que a Undime é extremamente importante em todo o país no quesito de educação. O gestor destacou que se sente honrado por participar do evento, e vê inúmeros pontos positivos para a educação de Várzea Grande.
“Me sinto muito honrado e lisonjeado de estar participando desse evento. A Undime tem uma importância muito grande em todo o país, onde se discute políticas públicas educacionais em todas as esferas, e contribui com todos os secretários municipais. É um evento gigantesco, magnífico, que enriquece a questão pedagógica, estrutural, e outras áreas da educação”, disse.
Ao , o secretário de Educação do Estado, Alan Porto, afirmou que a Educação precisa ser trabalhada entre todos os entes federais, e por isso, o evento se faz importante, visto que traz a oportunidade de compartilharem as experiências e desafios na Educação em um país diverso e com culturas diferentes.
“O evento é muito importante, pois vai fortalecer cada vez mais o regime de colaboração com esses dirigentes municipais. A Educação precisa ser trabalhada em todos os entes, seja Governo Federal, do Estado e municipal. Vamos ter uma grande troca de experiências, vamos discutir sobre os desafios comuns que existem na Educação em um Estado tão diverso como o nosso, um país tão diverso. Com certeza, sairemos daqui mais felizes, maduros, e com mais experiências para colocar em prática projetos e boas ações dentro da Educação do país inteiro”, afirmou.
O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, reforçou a ideia de trazer o evento para Mato Grosso. Ele destacou que o momento atual é propício para discutir as políticas educacionais, e defendeu a importância de a entidade ter força em todo território brasileiro, principalmente no interior.
“Estamos em um momento de discutir as políticas educacionais. Precisamos olhar para frente, compreender o futuro e os desafios, e avaliar o que foi trabalhado. Considero importante que a Undime faça o percurso pelo Brasil. É Uma entidade com presença forte no interior, e está no Mato Grosso como uma forma de se fazer presente em todas as regiões. É um encontro do Brasil consigo mesmo, pois é fundamental discutir a Educação como políticas de Estado”, reforçou o presidente.
Leia mais - Silvio Fidelis destaca importância do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).