22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021, 07:30 - A | A

Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021, 07h:30 - A | A

cobrando nomeação

Aprovados em concurso protestam contra Governo e cobram melhorias no sistema penitenciário

Eles foram aprovados no concurso para sistema penitenciário em 2016 e até hoje esperam para serem convocados

Lucione Nazareth/VGN

Reprodução

VGN_cadeia publica VG-Ahmenon Lemos Dantas

 Eles foram aprovados no concurso para sistema penitenciário em 2016 e até hoje esperam para serem convocados  

 

 

 

Para cobrar a nomeação no Sistema Penitenciário, os aprovados do último concurso público do Governo do Estado realizam no próximo domingo (15.08) uma manifestação na frente do presídio Ahmenon Lemos Dantas, localizado na zona rural de Várzea Grande.

“Iremos expor toda situação caótica que se encontra o sistema penitenciário de Mato Grosso e o descaso do atual Governo”, disse um dos organizadores da manifestação ao , Oséias da Costa Faria.

Leia Também - Aprovados no concurso do Sistema Penitenciário cobram nomeação; órgão não tem previsão

Segundo ele, somente para unidade prisional de Várzea Grande foram aprovados 70 candidatos que aguardam tomar posse nas respectivas funções, e ainda existem outros 830 esperando para serem convocados pelo Governo.

“Cobramos o governador que o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas maior presídio de Mato Grosso, que foi inaugurado 30 de junho de 2020, e 1 ano depois ainda NÃO entrou em funcionamento com desculpa do muro. Com 1 ano Governo não consegue construir muro em 1 unidade?  Sendo que as unidades estão superlotadas, e mesmo com essa nova unidade só vai amenizar um pouco o sistema”, disse Faria.

Ainda segundo Oséias, a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP/MT) pediu a suspensão das licenças prêmio de seis meses dos policiais penais em decorrência do baixo efetivo.

“Temos estudo feito pelo desembargador Orlando Perri e pelo GMF feito in loco nas unidades do Estado que aponta que é necessário muito efetivo e abertura de mais vagas no sistema penitenciário. Temos outros documentos, por causa do baixo efetivo já tivemos diversas fugas e a poucos dias um reeducando fugiu da PCE a unidade que Governador disse que somente 3 Policiais dava conta, criminoso não se intimida com câmera de segurança, sem policiais penais os presídios viram recinto de facções”, encerrou.

Outro Lado – A assessoria da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso informou ao que o concurso para o sistema penitenciário em 2016 foi para cadastro de reserva e que até o momento já foram nomeadas cerca de 200 pessoas. Conforme a pasta, novas convocações foram solicitadas, mas aguarda aval do governador Mauro Mendes (DEM).

“O governador Mauro Mendes disse que a prioridade neste momento é reorganizar todo o sistema penitenciário, conforme Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual, para depois analisar se vai chamar mais gente. Então vai terminar o muro para atender o máximo com 1008 presos, assim como transformar algumas unidades em semiliberdade, para depois ver a necessidade de convocar pessoal. Então não depende da SESP, e sim do governador”, finalizou.

Sobre a unidade prisional de Várzea Grande, a SESP informou: “O projeto da unidade é padrão feito pelo Depen, e para Mato Grosso não serviu e por isso foi aberto licitação para fazer o muro, finalizando vai ter ocupação máxima que é 1.008 reeducando. Hoje tem pouco mais de 100 presos de perfil trabalhador na unidade”.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760