19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 12 de Junho de 2023, 14:08 - A | A

Segunda-feira, 12 de Junho de 2023, 14h:08 - A | A

cargos técnicos

Aprovados em concurso da Câmara de VG cobram nomeação; "Todos serão chamados", garante diretor-geral

Até o momento, nove dos 16 aprovados foram convocados

Lucione Nazareth/VGN

Candidatos aprovados no concurso público da Câmara de Várzea Grande entraram em contato com a reportagem do para reclamarem da demora na convocação e nomeação. Até o momento, nove dos 16 aprovados foram convocados.

Ao , o diretor-geral da Casa de Leis, Jomar José Tavares, afirmou que todos os aprovados serão convocados dentro do prazo de vigência do certame, que é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. “A convocação dos aprovados é tratada como prioridade pelo presidente Pedrinho”, afirmou Tavares. Confira no final da matéria o pronunciamento na íntegra.

As provas do concurso público da Casa de Leis foram realizadas em 22 de janeiro, sendo que o certame foi homologado em 30 de março. No último dia 29 de maio, o presidente da Câmara, vereador Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (União), convocou os primeiros nove aprovados para assumirem função no Legislativo.

Leia Mais - Pedrinho convoca aprovados no concurso da Câmara de Várzea Grande

Diante deste cenário, os demais aprovados no certame entraram em contato com questionando o fato de Pedrinho não ter convocado todos os aprovados 16, sendo que um deles é candidato PCD.

Eles alegam que o artigo 17, parágrafo 7º do Estatuto dos Servidores Públicos de Várzea Grande estabelece que a nomeação do servidor ocorrerá no prazo máximo de 30 dias após a publicação do resultado do concurso para as vagas imediatamente disponíveis, conforme o estabelecido no edital do concurso. “A Câmara está descumprindo essa normativa. Convocaram apenas nove, ou seja, em desacordo com o Estatuto dos Servidores Públicos”, disse um membro da Comissão de Aprovados do Concurso.

Os aprovados citaram ainda uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de maio de 2019, que mandou a Casa de Leis a realizar o concurso público, assim como providenciar a substituição dos servidores comissionados.

“Além disso, quando procuramos à Câmara Municipal pedindo explicações sobre porque não foram convocados todos os 16 aprovados, nos disseram que era pelo fato da sede não ter estrutura para acomodar todos os aprovados. Vamos colocar eles na onde? Assim nos disseram”, relatou o membro da Comissão.

Outro Lado - Ao , o diretor-geral da Câmara Municipal, Jomar José Tavares, disse que o Legislativo está seguindo todo o rito estabelecido no edital do concurso, e que os aprovados serão convocados dentro do prazo de vigência do certame, que é de dois anos.

“A convocação dos aprovados é tratada como prioridade pelo presidente Pedrinho. O concurso tem vigência de dois anos, e vamos convocar todos dentro deste prazo. Temos que seguir à risca o que está no edital”, afirmou.

Tavares explicou ainda que além dos prazos estabelecidos no edital, é preciso “capacitar e treinar” os aprovados. “Temos que treinar e capacitar os aprovados. Apesar deles terem formação acadêmica, é preciso treiná-los, então isso leva tempo. Temos que ter todo esse cuidado. Não podemos apenas colocá-los no cargo sem qualquer noção da execução do serviço. Mas, volto a dizer que todos serão convocados. Precisamos destes servidores, e por nós já teríamos os convocados, mas precisamos seguir todos os ritos e garantir a eles estrutura de trabalho adequada para que possam desempenhar suas respectivas funções na Câmara”, finalizou. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760