06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018, 14:12 - A | A

Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018, 14h:12 - A | A

Várzea Grande

Após um ano de promessa: TJ não instala detectores de metais em Fórum de VG e Cuiabá

Adriana Assunção/VG Notícias

TJ/MT

Detectores de Metais

 

As sedes do Fórum de Cuiabá e Várzea Grande não contam com os detectores de metais prometidos para as unidades em julho de 2017. Após um ano e três meses, o Poder Judiciário de Mato Grosso (PJ/MT) não informou onde foram instalados os 20 detectores de metais comprados para prestar a segurança nas unidades, nem os valores gastos com a aquisição.

Os detectores de metais poderiam ter evitado casos de violências contra magistrados em Mato Grosso, um no município de Vila Rica (1.259 km de Cuiabá) e outro em Paranatinga (a 338 km de Cuiabá). Os usuários que frequentam cotidianamente os locais cobram pelos equipamentos anunciados.

Em Paranatinga, um advogado identificado apenas como Homero foi preso acusado de ter agredido o juiz Jorge Hassib Ibrahim, no dia (26.09). O agressor desferiu socos contra o rosto do magistrado, que caiu no chão dentro de seu gabinete. O caso mais grave foi registrado em Vila Rica, onde Domingos Barrosa de Sá entrou no fórum armado e atirou no ombro do magistrado. Na ação, o policial que faz a segurança do fórum atirou contra Domingos, que morreu. 

Na época, a assessoria de imprensa do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJ/MT), informou que os detectores de metais foram comprados para garantir a segurança no Tribunal de Justiça e Fóruns das comarcas polo do Estado. A medida de segurança, segundo o Tribunal de Justiça, atende a Resolução nº 176 de 10/06/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário (Sinaspj) e as Comissões de Segurança Permanente dos Tribunais de Justiça. Leia Mais: Poder Judiciário usará detectores de metais no TJ e Fóruns de comarcas polo de MT

Outro lado - A reportagem do oticias entrou em contato com a assessoria do TJ, que informou que iria apurar sobre a compra dos equipamentos e onde foram instalados, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760