Mato Grosso alcançou o total 25.392 casos prováveis de dengue na última quinta-feira (02.05), segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo foram registrados mais de 4 milhões casos prováveis da doença em todo o país.
Segundo a pasta, Mato Grosso ocupa a 11º posição no ranking de mapeamento da dengue nos Estados e no Distrito Federal. Até o momento foram registradas 11 mortes em decorrência da doença no Estado.
Ao todo, 2.197 pessoas morreram por dengue em 2024 no Brasil, um recorde. O número mais alto até então era de 2023, quando 1.179 pessoas foram mortas pela doença.
Importante destacar que o país vive uma explosão de casos de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, esse aumento se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, chegou a fazer um apelo para a população receber os agentes de combate a endemias do ministério em suas casas.
Leia Também - PGR se manifesta contra soltura de ex-diretor da PRF
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).