O comandante do Corpo de Bombeiros (CBM), coronel BM Alessandro Borges, afirmou em entrevista coletiva neste sábado (04.05) que uma equipe está sendo enviada para o Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate das vítimas, devido às intensas chuvas que causaram calamidade no estado. Segundo a Defesa Civil local, até agora, há 56 mortos, 32,9 mil desabrigados e 281 municípios afetados.
Na sexta-feira (03), cinco militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) partiram para o Rio Grande do Sul, seguidos por 11 militares e 02 cães farejadores por terra nesta manhã (04).
O coronel Alessandro informou que foram disponibilizadas 4 viaturas e um caminhão baú com suprimentos essenciais, como alojamento, barracas, comida, equipamentos, água, remédios e materiais operacionais.
A equipe chegará no domingo (05) ao Rio Grande do Sul, iniciando as operações de busca e resgate na segunda-feira (06) em Porto Alegre.
Ele destacou que, embora haja planos futuros, inicialmente os militares de Mato Grosso permanecerão na capital gaúcha, uma das regiões mais afetadas recentemente.
Sobre o retorno a Mato Grosso, o coronel Alessandro mencionou que não há previsão devido à necessidade de estabilização pós-chuva e apoio à comunidade no processo de reconstrução.
Borges ressaltou a disposição de enviar mais militares, se necessário, e a possibilidade de rodízio de equipes. "Estamos prontos para mobilizar uma equipe maior, com especialistas em resgate, de todas as regiões do estado", enfatizou.
Leia também - Gestante, Miss Brasil 2008 está desaparecida após destruição em RS
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).