A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne nesta segunda-feira (26.04) para avaliar pedidos de Estados e municípios para importação da vacina Sputnik V, usada na imunização contra o coronavírus (Covid-19).
A reunião atende uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão dentro do prazo de 30 dias.
Entre os pedidos que devem ser analisados pela Anvisa está do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). No fim do mês passado, Mendes anunciou a compra de 1,2 milhão de doses da Sputnik V, após negociação conjunta entre os Estados do Consórcio Amazonas, Consórcio do Nordeste e o fundo soberano da Rússia. O custo é de U$ 9,95 cada dose.
Leia Mais
Mendes acredita em bom senso da Anvisa para liberar compra de vacinas da Sputnik
Mauro Mendes anuncia compra de 1,2 milhão de vacina Sputnik; primeiro lote deve chegar em abril
Na época, o democrata afirmou que Sputnik V foi a única vacina que o Estado conseguiu negociar.
Lembrando que a vacina Sputnik V é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya (Rússia), e foi autorizada para uso emergencial pelo governo russo antes mesmo do fim dos estudos clínicos. A vacina já foi aprovada para uso na Argentina e em outros países da América Latina.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).