Alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes, localizada na rua Isabel Pinto, no Cristo Rei, em Várzea Grande, foram dispensados das aulas nesta quarta-feira (05.02), devido à falta de professores na unidade.
Léia Araújo, mãe de uma aluna do 4º ano do ensino fundamental, relatou ao a preocupação dos pais com a situação. Segundo ela, a escola já havia solicitado a contratação de novos profissionais há mais de 15 dias. "O Governo não pretende contratar ainda, e esses alunos serão prejudicados. Toda criança tem direito a estudar. Por que não podem contratar?", questionou indignada.
A coordenação da escola informou aos pais que os alunos só retornarão às aulas após a contratação dos professores. "A partir de hoje, as crianças não vão mais para a escola até que novos profissionais sejam contratados. Isso não poderia estar acontecendo. Estudar é um direito do aluno, assim como contratar professores é uma obrigação do Estado", desabafou Léia.
O recebeu informações de que os alunos Escola Estadual Prof. Eucaris Nunes Cunha Morais também foram dispensadas devido à ausência dos professores.
Nota SEDUC
Em nota ao , a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) informou que a Diretoria Metropolitana de Educação (DME) esclareceu que os professores em fase de atribuição só podem assumir suas funções após a conclusão dos trâmites administrativos. Esse processo teria ocasionado a ausência pontual de docentes em algumas unidades de ensino durante os dois primeiros dias do ano letivo.
A SEDUC também declarou que duas escolas em Várzea Grande e Poconé foram advertidas por dispensarem turmas sem a autorização expressa da DME.
O #VGN tentou contato com a coordenação da escola e com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestações.
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