05 de Fevereiro de 2025
05 de Fevereiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 14:41 - A | A

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 14h:41 - A | A

Situação recorrente

Moradores denunciam descarte irregular de lixo em Várzea Grande

Situação fica ainda pior em época de chuva quando o cheio ruim aumenta e focos de dengue são criados

Nicolle Ribeiro/ VGN

Moradores de Várzea Grande recorrentemente vem enfrentando problemas com descarte irregular de lixo, inclusive hospitalar – com mais chances de vírus. Em denúncia ao na tarde de terça-feira (04.02), moradores do Jardim Paula II e Santa Maria II relataram as dificuldades e riscos sofridos.

No Santa Maria II, a denunciante Rosy Mendes afirmou que alguns moradores da região estão se aproveitando de um grande buraco na calçada da rua Santa Marta para descartar lixos em grandes quantidades. A situação fica ainda pior em época de chuva, onde segundo Mendes o cheiro ruim aumenta e focos de dengue são criados.

“Viemos pedir socorro sobre nossa rua, que está só buracos e foco de dengue. Muitas pessoas da minha rua estão ficando doente [...] Olha o tamanho do buraco e quando chove fica podre. As pessoas estão aproveitando para jogar lixo lá”, relatou a morada.

O outro denunciante, identificado como Mauro Júnior, revelou que a situação não está diferente no bairro Jardim Paula II e, inclusive, pode até ser considera pior que a outra. Segundo Júnior, antigamente aquela região era habitada, mas por ser área de preservação retiraram os moradores de lá.

Apesar da área ser de preservação, Mauro afirmou que a Prefeitura não se importa com o descarte de lixo na região. O local utilizado para descartar lixos de todos os tipos ficam atrás do CMEI Miguel de Campos e Silva.

“Venho através desse vídeo pedir uma ajuda. Estão pedindo socorro aqui no bairro. Os moradores jogam lixo de todo tipo aqui e fica próximo de uma creche. Até lixo hospitalar jogaram”, declarou Júnior.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande afirmou ao que enviará, em até sete dias úteis, uma equipe na rua Quatro, do bairro Santa Maria II, para realizar uma análise no local. Destacando-se que devido ao período chuvoso, os reparos na pavimentação enfrentam dificuldades, especialmente em trechos onde há necessidade de recuperação do solo.

Em relação ao descarte próximo ao CMEI Miguel de Campos e Silva, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana declarou que também enviará uma equipe, em até sete dias úteis, para avaliar a situação da região, caso a área seja privada, o proprietário será notificado, e, caso seja pública, a limpeza será realizada em até sete dias úteis após a análise técnica.

Confira notas

Nota Oficial da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande:

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande informa que, em relação aos problemas reportados sobre mato alto e lixo acumulo em terrenos no bairro Jardim Paula II, atrás do CMEI Miguel de Campos e Silva, os fiscais de postura da pasta estarão no local em até sete dias úteis para realizar uma análise técnica e o levantamento necessário. Caso a área seja pública, a limpeza será realizada no prazo de até 7 (sete) dias úteis. Se for privada, o proprietário será notificado.

Nota Oficial da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande:

A Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande informa que, em relação aos buracos que acumulam resíduos de construção e atrapalham o tráfego de veículos e pedestres na região, bem como à falta de asfalto na rua Quatro, no bairro Santa Maria II, os engenheiros da pasta estarão no local em até 7 (sete) dias úteis para realizar uma análise técnica e o levantamento necessário.

Devido ao período chuvoso, os reparos na pavimentação enfrentam dificuldades, especialmente em trechos onde há necessidade de recuperação do solo. O excesso de chuvas compromete os trabalhos, tornando inviável a execução imediata dos serviços de tapa-buracos e correção de erosões.

Com a redução das chuvas, as equipes serão mobilizadas para atender às demandas do bairro Santa Maria II e demais regiões afetadas. O decreto de calamidade pública facilitará a execução dessas obras assim que as condições climáticas permitirem.

Leia também - Governo pagou apenas 24% do contrato com o Consórcio BRT

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760