Após diversas reclamações sobre falta de água e vazamentos recorrentes nas ruas de Várzea Grande, o Departamento de Água e Esgoto do município (DAE/VG) informou nesta terça-feira (04.02) que, atualmente, a única Estação de Tratamento de Água (ETA) em pleno funcionamento é a ETA V (Imigrantes), responsável pelo abastecimento das áreas atendidas pelo Sistema V.
Conforme a assessoria do DAE, a ETA II da Júlio Campos, está operando com metade da sua vazão, pois um dos bombeadores apresentou problemas técnicos e desligou nesse final de semana. Devido ao problema, a água do reservatório do Morro do Urubu está sendo direcionada exclusivamente ao Pronto-Socorro do município (PS/VG).
Na Ulisses Pompeu, a ETA I, conhecida como ETA Velha, permanece inativa devido a uma manutenção na adutora rompida na Rua Maracanã. A previsão é que o abastecimento seja restabelecido até o final do dia.
A ETA IV, localizada na Barra do Pari, no Chapéu do Sol, também enfrenta dificuldades em razão do rompimento da adutora que abastece a região do Florais.
Já na ETA III, no Cristo Rei, a captação de água está totalmente paralisada devido a uma falha nas bombas responsáveis por captar água do Rio Cuiabá. Os reparos foram iniciados, e a expectativa é que o sistema volte a operar em até dois dias.
De acordo com presidente da autarquia, Sandro Azambuja, as equipes estão trabalhando para solucionar os problemas que estão impactando o abastecimento de diversas regiões da cidade.
Segundo Azambuja, as licitações de compra de materiais, equipamentos e serviços estão vencidas ou próximas do prazo de vencimento. Segundo ele, profissionais trabalham para acelerar esses processos e assim garantir que a estrutura receba os investimentos necessários.
Leia matéria relacionada - Vazamentos constantes e buracos causados pelo DAE geram revolta entre moradores de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).