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Cidades Terça-feira, 06 de Agosto de 2024, 16:46 - A | A

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Ano letivo 2024-2025

Alunos do curso de Letras da UFMT são selecionados para serem assistentes de língua portuguesa na França

Os selecionados foram escolhidos pela embaixada da França em meio a milhares de inscritos para o programa que começará em outubro de 2024

Assessoria

Com inédita representação de três estudantes do curso de letras português e francês da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, o Programa de Assistente de Língua Portuguesa na França para estudantes brasileiros contará, no ano letivo 2024-2025, com três mato-grossenses pré-selecionados nas listas principais da França metropolitana e Guiana Francesa. Sob a direção da France EducationInternational em parceria com a embaixada da França, o Programa tem como objetivo oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de aplicar conhecimentos da Língua Portuguesa em estabelecimentos de ensino na França e Guiana, levando aos estabelecimentos escolares a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura.

Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

O processo para participar do Programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa na França teve início em novembro de 2023, contando com diversas etapas: o preenchimento do dossiê de inscrição; disponibilização da documentação exigida, como passaporte, histórico acadêmico; carta de motivação; certificados de participação e atuação na área, dentre outros. Ao longo de quatro meses, os candidatos pré-selecionados passaram por diversas avaliações pela embaixada francesa, como análise documental, entrevista em língua francesa e avaliação do dossiê por parte das academias francesas. Diego Gleydson Santos Silva, selecionado para atuar em Dijon, na França, descreve que participar desse programa é a realização de um sonho.

“Desde que ingressei no curso de Letras Português e Francês na UFMT, em 2020, sonho com uma oportunidade de difundir meus conhecimentos na comunidade, buscando sempre me capacitar para extrair o melhor da docência. O processo de seleção para esse programa foi bastante rigoroso e a entrevista toda realizada em francês, além do longo tempo de espera e ansiedade que se seguiu”, relata.

Diego enfatiza que é uma grande realização representar a universidade em um programa tão concorrido, e externaliza sua gratidão ao Instituto de Linguagens e à coordenação de Letras Francês pela sua trajetória no curso. Ao longo de sua graduação, o discente participou de diversas atividades acadêmicas, como o programa de Tutoria, no projeto de leitura em língua francesa; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no projeto de língua portuguesa; e é extensionista desde 2023 no Curso de língua do Instituto de linguagens, como ministrante de língua francesa.

Como contrapartida, trará elementos da língua francesa e cultura francófona para a comunidade, por meio de projetos realizados juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso e a Associação de Professores de Francês, que o acolheu e incentivou desde o início de seu percurso acadêmico.

Raissa Carvalho Porto, selecionada para Guiana Francesa, é uma estudante de 23 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em 2019, iniciou o curso de Letras - Português e Francês e, durante a graduação, participou do SarArt- Entre Línguas e Letras, projeto de extensão dedicado a minicursos e atividades culturais. Como estagiária, colaborou em oficinas de Língua Francesa, esteve envolvida na recepção das APF’S (Associações de Professores de Francês) de vários cantos do Brasil, auxiliou na organização da programação cultural do Congresso Brasileiro de Professores de Francês, em Cuiabá. Recentemente ela foi selecionada para um programa que a coloca em uma posição de promover a cultura Brasileira podendo levar consigo suas raízes como a cultura e a diversidade ambiental do Mato Grosso para a Guiana Francesa.

A discente relata que “em troca, buscará trazer elementos da cultura Francófona com enfoque na cultura guianesa e da região amazônica para enriquecer a diversidade cultural e local em Mato Grosso. Essa iniciativa tem o intuito de criar uma conexão mais profunda entre essas regiões por meio da cultura e da linguagem”.

O ensino superior, conquistado por meio da universidade pública, gratuita e de qualidade, mudou a realidade destes e de outros milhares de estudantes, sendo um intermediário no processo de transformação social. Os três alunos selecionados, oriundos da educação pública, estão cada dia mais conquistando seu espaço graças às oportunidades que o ensino proporciona, e pretendem, a partir desse programa, propiciar ambiente de aprendizagem regado por sonhos possíveis, defendendo e difundindo o papel transformador que a educação teve em suas vidas.

O programa possui seleção anual e o número de vagas disponíveis é determinado pelo Ministério da Educação Nacional francês. Em 2024, foram atribuídas 31 vagas para assistentes brasileiros de língua portuguesa, incluindo 9 na Guiana Francesa e 2 para Martinica. Nomeados para atuarem em estabelecimentos escolares, os assistentes ali permanecerão por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Eles efetuarão um total de 12 horas semanais, podendo ser atribuídas até três escolas. É importante observar que, agora, os assistentes têm outra etapa bastante desafiadora: as despesas iniciais. Os custos relacionados à viagem, seguro internacional e o visto, que precisar retirado em Brasília - DF (1.077 km da capital mato-grossense), são de responsabilidade dos assistentes, e é aconselhável que tenham pelo menos 1.000 euros de reserva ao viajar para a França. Para isso, os alunos selecionados estão realizando rifas e vaquinha para angariar fundos e suprir essas despesas.

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