por Cesar Delgado*
A então prefeita municipal de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, no exercício de seu segundo mandato, sancionou a Lei Municipal n.º 4.488 em agosto de 2019, que instituiu o Dia Municipal do Turismo, em Várzea Grande.
A data consta no calendário oficial do município e serve como dia simbólico para as ações que fomentem e potencializem nossos atrativos de turismo, ampliando a divulgação dos mesmos.
O turista, ao desembarcar no Aeroporto Internacional Marechal Candido Rondon, ou até mesmo vindo de outras cidades de nosso estado, deve ter toda informação, facilidades e oportunidades de conhecer lugares pitorescos e agradáveis de nossa cidade.
A Igreja atriz de Nossa Senhora do Carmo fica no centro da cidade, de fácil circulação de veículos e também oferece acesso através de transporte público. Trata-se de uma Igreja referência tanto para a religiosidade como para o patrimônio histórico de nosso povo.
Para quem se interessa pela fabulosa história varzeana (termo utilizado como diria Ubaldo Monteiro), a Igreja de Nossa Senhora da Guia fica ao lado do terminal rodoviário André Maggi. Um expoente de nossa arquitetura e marco histórico da constituição do ambiente urbano da nossa querida cidade.
Com alternativas de rotas pela alameda Júlio Müller, caminho para o Carrapicho ou pela avenida Dom Orlando Chaves, passando pelo Centro Universitário UNIVAG e pelo Seminário Cristo Rei, chega-se ao Parque Municipal Flor do Ypê, vizinho ao Quartel Geral da Força Tática MT, próximo aos residenciais Aurília Curvo e Noíse Curvo. Lugar tranquilo, seguro e repleto da flora nativa. Um excelente passeio.
Mas, atualmente, Várzea Grande oferece também a opção de visita ao recém entregue Parque Ambiental Bernardo Berneck, há cinco minutos do Aeroporto, com via-expressa, sinalização e fácil localização, onde a natureza acolhe visitante e propicia um passeio muito agradável. Nem parece que o turista está em uma região no centro da cidade.
Registramos também as experiências gastronômicas que o turista encontra e se delicia na Rota do Peixe, muito especialmente nos Distritos de Bonsucesso e Praia Grande, bem como uma visita imperdível ao tradicional Distrito da Passagem da Conceição, um dos marcos históricos da povoação do lado direito do Rio Cuiabá, ainda no século XIX.
A prática do turismo foi profundamente afetada no Brasil e no mundo por conta da pandemia de COVID-19, por isso, com o avanço da vacinação, as opções de viagens de passeios em nosso próprio país reacendeu as esperanças do setor.
Isso coloca Mato Grosso, com suas ótimas opções turísticas, tendo Várzea Grande e seus atrativos como porta de entrada, no radar daqueles e daquelas que desejam um passeio enriquecedor, barato e cheio de surpresas.
Várzea Grande está pronta para essa retomada do turismo e atenta às oportunidades de negócio que já estão surgindo com a perspectiva do fim da pandemia.
*Cesar Delgado, historiador e membro do Conselho Municipal de Cultura de Várzea Grande
Brasil unido pelo Rio Grande do Sul
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).