25 de Fevereiro de 2025
25 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Terça-feira, 04 de Abril de 2017, 15:36 - A | A

Terça-feira, 04 de Abril de 2017, 15h:36 - A | A

Investir x Especular

                                                                                                                                        por Marcos Maia Rech *

Todo investimento tem riscos? Sim. Então, como ter segurança nos investimentos? É de grande importância entender e alinhar o perfil do investimento e principalmente o perfil do investidor, para então, guia-lo com segurança a investimentos com riscos de acordo com seu perfil de investidor.

Enquanto perfil de investimento trata da escolha do tipo de produto para aplicar o dinheiro, o perfil de investidor classifica-se entre agressivos e os conservadores. Os primeiros especulam em busca de retornos rápidos e grandes. Os conservadores, em contrapartida, optam por investimentos com segurança e tranquilidade.

Pois então, como surge a diferença entre investimento e especulação?

Quando uma pessoa começa a pesquisar sobre mercado de investimentos depara-se com tantas opções e termos que muitas vezes pode acabar confusa e sem saber a melhor maneira de aplicar o seu dinheiro.

Uma das dúvidas que surge, seja na forma de investir seja no significado das palavras, é a diferença entre investimento e especulação. É importante, primeiro, diferenciar o que é cada uma para então discorrer sobre as vantagens e desvantagens das escolhas e a melhor maneira de se trabalhar cada uma delas.

A principal diferença entre ambas é o foco. A especulação centra-se no preço enquanto o investimento tem como base as características do produto e seus fundamentos. O primeiro caso é muito comum não só no mercado financeiro, mas também, no mercado imobiliário.

Digamos que você compre uma casa ou terreno, faz uma reforma e a vende em seguida, com foco na valorização e no ganho rápido do valor do imóvel. Isso foi especulação, pois o foco estava no preço do imóvel, e não no imóvel propriamente dito.

Você não se preocupou com o produto que comprava, a casa, mas na variação de preço e lucro que teria quando a vendesse depois de reformada. No mercado financeiro acontece da mesma maneira. Você percebe uma ação que está desvalorizada e que, em um futuro próximo, tem expectativa de valorização.

Pensando na margem de lucro alta que terá, compra-a para vende-la em seguida. Isso é especular. O investimento é diferente. Segundo o economista americano, Benjamin Graham, “Uma operação de Investimento é aquela que após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado”. Ou seja, você faz uma análise do seu perfil, do seu objetivo, do produto e do retorno que aquele investimento lhe trará. Voltemos ao exemplo da casa. Você a reforma, mas, ao invés de vendê-la, a aluga.

Mensalmente, receberá o dinheiro dos seus inquilinos referente ao pagamento do aluguel. Ou então, compra a casa e a usa para seu benefício, como sua residência. Você não focou no preço ou no retorno a curto prazo, mas pensou naquele produto: a casa. No mercado financeiro é igual.

Você enxerga a qualidade e o produto que compra. Em um breve resumo, na especulação não importa o produto, mas sim a variação do preço. No investimento, o foco é o produto, você sabe o que está adquirindo e porque está adquirindo, seja um produto de renda fixa ou variável. E qual dos dois é o melhor?

Não há uma resposta certa para isso. Na verdade, isso depende do quanto você está disposto a se arriscar. Muitos enxergam o alto retorno de uma especulação e decidem aventurar-se. Mas é necessário cuidado. Não se deve colocar em jogo todo o seu patrimônio em uma especulação.

Se der certo, o lucro será alto, mas se não der, você perde aquilo que apostou. É comum as pessoas focarem na parte boa e na margem de lucro alta e não se atentarem ao risco. Se der certo, você terá um resultado muito bom, mas em contrapartida, o resultado também pode ser muito ruim.

É necessária dosagem no momento de especular. Por isso fica a recomendação: antes de arriscar seu patrimônio, busque informações sobre mercado financeiro. Procure um consultor, livros e artigos sobre o assunto.

A educação financeira adequada é um grande diferencial e a maneira mais inteligente e segura de se ganhar dinheiro.

Marcos Maia Rech é Planejador Financeiro com certificado CFP e Gestor do Escritório Tutors Multi Family Office em Brasília. É graduado em Administração pela Universidade Nacional de Brasília.

Brasil unido pelo Rio Grande do Sul

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760