20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quinta-feira, 30 de Maio de 2024, 10:50 - A | A

Quinta-feira, 30 de Maio de 2024, 10h:50 - A | A

monitorar projetos

MPE vai fiscalizar desafetação de áreas públicas em VG: “verificar legalidade de doações”

MPE quer acompanhar projetos de doação de área verde e de área institucional

Lucione Nazareth/VGNJur

O Ministério Público Estadual (MPE) vai fiscalizar a desafetação de áreas públicas em Várzea Grande com foco na “preservação e manutenção dos bens públicos para coletividade”. A informação consta em recomendação encaminhada na última segunda-feira (27.05) ao presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, popular Pedrinho (União).

No documento, assinado pela promotora de justiça Michelle de Miranda Rezende Villela, requer que o Legislativo comunique o MPE todos os protocolos e pedidos envolvendo desafetação de áreas públicas (área verde, área institucional etc) do município. Um pedido semelhante, foi encaminhado ao Cartório do 1º Ofício do município – responsável pelo registro de imóveis e títulos e documentos.

Segundo a promotora, a Lei Federal nº 8.666/93 prevê que a doação e transferência de bens imóveis públicos deve ser realizada mediante a autorização legal, a avaliação prévia e o interesse público justificado.

“Portanto, somente se justifica a doação/transferência de um bem público quando há manifesto interesse público que ultrapasse, inclusive, a vantagem patrimonial que seria obtida mediante a alienação onerosa do referido bem e aplicação do valor obtido em outras finalidades públicas”, destacou Michelle de Miranda.

Ainda segundo ela, as áreas verdes são espaços de domínio público que desempenham função ecológica, paisagística e recreativa, “propiciando a melhoria da qualidade ambiental, funcional e estética da cidade, sendo dotados de vegetação e espaços livres de impermeabilização, admitindo-se intervenções mínimas como caminhos, trilhas, brinquedos infantis e outros meios de passeios e divertimentos leves, sendo indispensável à qualidade de vida da coletividade”.

Leia Também - MPE recomenda que prefeito, vereadores e pré-candidatos não realizem promoção pessoal em VG

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760