Um momento aterrorizador transformou uma expedição de trekking e packrafting em uma experiência que poderia ter terminado de forma trágica. No último sábado (08.02), Adrián Simancas, um jovem analista e programador de 24 anos, foi “abocanhado” por uma baleia jubarte enquanto remava no Estreito de Magalhães, na região sul do Chile. O incidente, que aconteceu por volta das 15h, foi registrado em vídeo por seu pai, Dell Simancas, anestesista de 49 anos, que acompanhava a viagem.
De acordo com os relatos, enquanto Adrián estava em seu caiaque, remando ao lado de seu pai, um som alto e repentino indicou a aproximação do imenso cetáceo. Sem aviso, o jovem desapareceu da superfície da água, sendo engolido temporariamente pela baleia jubarte. Poucos segundos depois, o animal libertou o jovem, que, voltou à superfície com seu caiaque, ileso, apesar do susto.
"Foi um momento de pânico, mas meu filho saiu ileso. Ele ficou dentro da boca do animal por um breve momento, mas rapidamente foi liberado", contou Dell Simancas. Após o incidente, ambos decidiram interromper a expedição, embora não sem antes refletirem sobre o ocorrido. "Foi assustador, mas continuaremos a realizar essas aventuras. Agora, com mais cautela", afirmou Adrián.
A baleia jubarte, um dos maiores cetáceos do mundo, é conhecida por sua grande força e presença imponente. As fêmeas podem atingir até 15 metros de comprimento, sendo significativamente maiores que os machos. Esses gigantes marinhos se alimentam principalmente de krill, crustáceos planctônicos e peixes, e são frequentemente vistos em águas frias, como as do Estreito de Magalhães, uma região de águas geladas e correntes fortes.
Leia também - Suspeita de envenenar família com bolo é encontrada morta em penitenciária