Uma cena inusitada e impressionante foi registrada nas águas cristalinas de Freeport, nas Bahamas, no último dia 9 de fevereiro, quando um grupo de mergulhadores brasileiros teve a câmera de registro de seu mergulho engolida por um tubarão-tigre. O fato, que parecia improvável, gerou uma onda de curiosidade e fascínio nas redes sociais, somando mais de dois milhões de visualizações em apenas alguns dias.
O mergulho foi realizado por um grupo organizado pela escola de mergulho Aloha Divers Okinawa, que promove expedições em locais exóticos ao redor do mundo. Durante a expedição, os mergulhadores se propuseram a observar tubarões-tigres (Galeocerdo cuvier) e alimentá-los com iscas de peixe, uma prática comum em mergulhos controlados na região de Tiger Beach, famosa por suas interações seguras com esses predadores.
No entanto, algo inesperado aconteceu. Enquanto a equipe posicionava a câmera dentro de uma caixa usada para transportar a comida dos tubarões, um dos animais, curioso, confundiu o equipamento com um pedaço de peixe e o abocanhou. As imagens que seguiram são, no mínimo, impressionantes.
A filmagem revela o interior da boca do tubarão, com seus dentes projetáveis em detalhes, e até mesmo a "perspectiva visual" da vítima, como se os espectadores estivessem sendo engolidos pelo predador. Em um dos momentos mais icônicos, os mergulhadores aparecem na filmagem, capturados pela mandíbula do tubarão, proporcionando uma cena quase surreal.
"A câmera estava com a Andréa (Ramos) no momento em que o tubarão a pegou", contou Pedro Yan, sócio da Aloha Divers Okinawa, em entrevista à revista Galileu. "Os tubarões são muito curiosos. No começo da expedição, nós colocamos a câmera na caixa onde os peixes são armazenados para alimentar os tubarões, mas um deles confundiu tudo e levou a câmera embora."
Após morder a câmera e perceber que não era um alimento, o tubarão cuspiu o equipamento de volta para os mergulhadores. A filmagem, então, foi compartilhada nas redes sociais e rapidamente se tornou viral, acumulando mais de 2,6 milhões de visualizações no Instagram.
Leia também - EUA investigam exibição de vídeo em que Trump 'beija os pés' de Musk em órgão do governo