26 de Janeiro de 2025
26 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNE Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025, 10:11 - A | A

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025, 10h:11 - A | A

três indicações

Brasil celebra indicações históricas ao Oscar com “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres

A produção conquistou três indicações: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz

João Victor/VGN

O cinema brasileiro vive um momento histórico. Na manhã desta quinta-feira (23.01), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os finalistas ao Oscar 2025, e o Brasil foi destaque com o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A produção conquistou três indicações: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz, esta última para a protagonista Fernanda Torres.

Essa é a primeira vez em 25 anos que uma obra brasileira é indicada ao Oscar, reafirmando a força do cinema nacional em um cenário internacional. “Ainda Estou Aqui” já vinha se destacando na temporada de premiações, com importantes vitórias, como o Globo de Ouro para Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme Dramático e o prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival de Palm Springs, nos Estados Unidos.

Dirigido por Walter Salles, o longa retrata a história da família Paiva durante o endurecimento da ditadura militar no Brasil, na década de 1970. O desaparecimento de Rubens Paiva, sequestrado por militares, é o fio condutor de uma narrativa profundamente humana, que combina drama familiar e um olhar crítico sobre um dos períodos mais sombrios da história do país.

O ator Selton Mello, que interpreta Rubens Paiva, celebrou a conquista em suas redes sociais. “Fizemos um filme. Nosso país precisava desse filme. O mundo todo precisava desse filme, nesse exato momento. Três indicações ao Oscar. Com a de Melhor Filme, nós entramos para a história para sempre. Ainda estamos aqui. Eunice, Rubens, nós & vocês.”

O impacto de Fernanda Torres

De acordo com o BBC News Brasil, Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, mulher de Rubens, é apontada como uma das favoritas na categoria de Melhor Atriz. Sua atuação foi descrita pela crítica como “intensa e comovente”, consolidando-a como uma das grandes estrelas do cinema internacional nesta temporada.

A crítica de cinema Isabela Boscov comentou o feito histórico, mas destacou que a conquista da estatueta dependerá de mais do que talento: “Para vencer o Oscar, é preciso estratégia. Campanhas de divulgação e visibilidade nos bastidores das premiações fazem toda a diferença.”

Impacto no cenário brasileiro

A última vez que o Brasil esteve entre os indicados ao Oscar foi com “Central do Brasil”, em 1999, também dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro. A nova indicação é motivo de orgulho e reforça o talento brasileiro em contar histórias universais com identidade própria.

A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 2 de março e será apresentada pelo comediante americano Conan O’Brien. Para o Brasil, além da expectativa, fica a certeza de que o cinema nacional, mais uma vez, ganha visibilidade global.

Manifestação de Selton Mello

O ator Selton Mello escreveu em sua página no Instagram:  "Fizemos um filme ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que jamais pode ser esquecido por comover com uma beleza austera; por encher as salas de cinema de novo; por levar nossa sensibilidade para o mundo por recuperar nossa autoestima cultural; por abrir tantas portas para outros que virão por restaurar o amor pelo cinema brasileiro; por ter criado algo emocionalmente poderoso por alcançar o raro equilíbrio entre estética & ética; por ser sublime em sua justa simplicidade muitas camadas nosso país precisava desse filme, o mundo todo precisava desse filme nesse exato momento, três indicações ao Oscar com a de melhor filme nós entramos para a história para sempre ainda estamos aqui Eunice, Rubens, nós & vocês" .

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Selton Mello (@seltonmello)

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760