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VGNE Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024, 09:13 - A | A

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Aposentada perde R$ 81 mil após cair em golpe

Esse tipo de golpe é relativamente novo, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

João Victor/VGN

A aposentada Dona Lenir, de 78 anos, residente em Guarulhos, São Paulo, teve um prejuízo total de R$ 81 mil após ser enganada por criminosos que se passaram por funcionários de banco e até por autoridades. A sequência de golpes digitais que está sendo praticada contra idosos no Brasil foi divulgada pelo Fantástico deste domingo (13.10).

O primeiro golpe ocorreu no dia 21 de agosto, quando Dona Lenir recebeu uma ligação de um homem que se apresentou como gerente de sua agência bancária. O golpista afirmou que a agência estava sob investigação e, para "proteger" seu dinheiro, pediu que ela transferisse todos os seus recursos para uma conta indicada. Confiando no suposto gerente, a idosa transferiu R$ 17 mil para a conta, acreditando que estava segura. Só depois ela percebeu que havia sido enganada.

Dois dias após o primeiro golpe, Dona Lenir recebeu outra ligação, desta vez de um homem que se passou por delegado de polícia. Ele afirmou estar investigando a fraude e pediu que ela entregasse cartões, senhas e seu celular, alegando que esses itens eram necessários para a investigação. A aposentada, ainda fragilizada pelo primeiro golpe, atendeu ao pedido e foi novamente enganada. Ao todo, ela perdeu mais R$ 81 mil.

"Eu acreditava que ele estava me ajudando, que estava protegendo a minha conta. Eles são tão convincentes que você cai", disse Dona Lenir em entrevista ao Fantástico. A idosa revelou ainda que sentiu vergonha de contar o que aconteceu: "Eu não me conformava, tinha vergonha de comentar com as pessoas."

De acordo com a reportagem, as investigações da Polícia de São Paulo, quadrilhas especializadas em golpes digitais têm usado scripts – roteiros detalhados para manipular e enganar as vítimas. Durante uma operação recente, a polícia prendeu um suspeito e apreendeu áudios que revelaram o uso desses "manuais", que orientam os criminosos sobre como convencer as vítimas a realizar transferências ou fornecer informações pessoais sensíveis.

Esse tipo de golpe é relativamente novo, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e explora o medo da população de sofrer fraudes. Para alertar e proteger a população, a Febraban anunciou que irá lançar uma campanha educativa sobre o tema.

O Ministério dos Direitos Humanos oferece o "Disque 100" como um canal de atendimento a idosos que foram vítimas de golpes. Além disso, uma cartilha do Ministério lista os 15 golpes mais comuns contra idosos, incluindo o golpe da falsa central telefônica, como o ocorrido com Dona Lenir. A principal orientação é simples: nunca faça transferências ou forneça informações bancárias sem consultar um profissional de confiança da sua agência.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também recomenda que as vítimas procurem a justiça para buscar reparação.

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