O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou na manhã desta segunda-feira (24.10), na 2ª edição do Global Halal Brazil Business Fórum, a importância do país na exportação de proteínas Halal para o mundo islâmico, que contribui com o desenvolvimento econômico da agricultura brasileira, beneficiando diversas regiões do país.
“O Brasil é o maior produtor e exportador de proteínas Halal do mundo, graças à competência dos nossos produtores, e a competência e dedicação do nosso sistema integrador” disse o ministro durante evento promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela certificadora Fambras Halal, no encontro que reuniu especialistas, autoridades e empresários do Brasil e de todo o mundo, em São Paulo.
Segundo Fávaro, o Fórum Global Halal Brasil tem como finalidade estreitar os relacionamentos do mercado dos países islâmicos, que representam 17% do total de exportações do agronegócio brasileiro.
O ministro ainda destacou que em 50 anos, o país fez uma revolução na produção agropecuária no Brasil, devido à inovação tecnológica e aos brasileiros, deixando de ser importador de alimentos para se tornar exportador de alimentos Halal.
O embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), destacou que o setor está crescendo e a participação do Brasil no mercado Halal desde 1977, quando o país começou a trocar frango por petróleo com a Arábia Saudita, e se tornou o maior exportador mundial de proteína de aves e bovina Halal de todo o mundo.
O embaixador disse ainda que os produtos produzidos conforme a tradição islâmica, movimentam cerca de US$ 6 bilhões por ano no Brasil.
No evento, o secretário-geral da Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, Yousef Hassan, enfatizou que o Brasil é um caso de sucesso nesse mercado e o Halal é uma ponte importante para promover o respeito mútuo entre culturas.
Leia também: CPI contra intervenção questiona pagamento de aluguel e compra com sobrepreço
Veja transmissão do evento ao vivo: