23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGN AGRO Domingo, 14 de Abril de 2024, 14:56 - A | A

Domingo, 14 de Abril de 2024, 14h:56 - A | A

EXPORTAÇÕES

Lula e Fávaro destacam expansão das oportunidades do Brasil no comércio exterior

Com esse anúncio, o total de empresas habilitadas no Brasil saltou de 106 para 144

Edina Araújo/VGN

A ampliação das oportunidades brasileiras no comércio exterior permanece como uma das principais prioridades do Governo Federal, e os esforços nesse sentido já estão rendendo frutos. Na sexta-feira (12.04), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizaram uma visita a uma das plantas frigoríficas em Mato Grosso do Sul, recentemente habilitadas para exportação de carne brasileira para a China, acompanhando também o primeiro embarque desse produto para o país asiático.

Essa habilitação é um marco histórico, com 38 plantas brasileiras autorizadas pelo mercado chinês, o maior número concedido de uma só vez. Com esse anúncio, o total de empresas habilitadas no Brasil saltou de 106 para 144, o que representa uma significativa ampliação das oportunidades de comércio bilateral.

O presidente Lula expressou satisfação em participar desse evento e destacou a importância de fornecer carne de qualidade à China, abrindo novos mercados e impulsionando o emprego no Brasil. Ele enfatizou a relação entre a qualidade dos produtos brasileiros e o aumento das exportações, ressaltando o potencial do país para expandir seus negócios além-fronteiras.

A expectativa é que as novas habilitações resultem em um aumento de cerca de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira ao longo de um ano. O ministro Fávaro enfatizou que abrir novos mercados externos não apenas gera oportunidades, mas também impulsiona a economia e cria empregos.

Além disso, Fávaro destacou o trabalho do presidente Lula na construção de relações comerciais sólidas e a qualidade dos produtos brasileiros, ressaltando a importância do trabalho sanitário no país.

O presidente Global da JBS, Gilberto Tomazoni, revelou o impacto da habilitação da fábrica para exportação para a China, anunciando um significativo aumento na produção e empregos na região sul mato-grossense.

Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, ressaltou os benefícios econômicos de conquistar novos mercados e habilitar frigoríficos para países parceiros, destacando a importância da sustentabilidade e da qualidade dos alimentos brasileiros.

Antes das novas habilitações, Mato Grosso do Sul tinha apenas três frigoríficos habilitados para exportar carne bovina para a China, agora esse número subiu para sete, tornando-o o estado mais beneficiado por essas novas autorizações.

Esses esforços recentes refletem o contínuo compromisso do Brasil em expandir suas exportações. Na semana passada, o país alcançou sua 27ª abertura de mercado em 2024, com a oportunidade de exportar subprodutos de origem animal para a Coreia do Sul, demonstrando um crescimento constante no setor agrícola desde 2023, com expansões comerciais em 105 países. (Com Ministério da Agricultura).

Leia também Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760