30 de Setembro de 2024
30 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGN AGRO Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024, 10:14 - A | A

Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024, 10h:14 - A | A

levantamento

Agropecuária sofreu prejuízo de R$ 14 bilhões em decorrência das queimadas, diz CNA

Aproximadamente 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais no Brasil foram afetados pelas queimadas

Lucione Nazareth/VGNAgro

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou que as queimadas que atingem várias regiões do país, entre elas Mato Grosso, causaram, de junho a agosto, prejuízo estimado de R$ 14,7 bilhões a produtores rurais.

Segundo a entidade, aproximadamente 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais no Brasil foram afetadas pelas queimadas, causando perda de matéria orgânica, produção e redução na produtividade.

A CNA aponta que a agricultura moderna não se utiliza e promove o combate, de forma incisiva, dos focos de incêndio devido aos efeitos colaterais, pois reduz a quantidade de matéria orgânica no solo, elimina microrganismos, perde minerais, diminui a capacidade de infiltração e retenção da água e intensifica o processo de erosão e desertificação.

Alega que grande parte dos incêndios tem origem antrópica, podendo ser iniciados em beiras de rodovias, pela negligência e imprudência no manejo do fogo, pelo descumprimento das normas legais ao uso seguro do fogo, bem como de forma criminosa.

“Os produtores rurais são, com certeza, os maiores prejudicados com os incêndios, já  que na maioria dos casos a destruição acontece em áreas de produção ou de conservação florestal, atingindo benfeitorias, maquinários, culturas e rebanhos”, diz trecho da nota.

Diante dos prejuízos e preocupada com a orientação aos produtores rurais, a Confederação elaborou um comunicado técnico, com orientações antes, durante e após os incêndios: construir/reestabelecer os aceiros no entorno dos limites da propriedade, particularmente nas áreas com maior acúmulo de matéria seca; documentar ferramentas, maquinários e equipamentos disponíveis para o combate aos incêndios; documentar a altura das pastagens e eventuais focos de incêndios na paisagem; observar as legislações do seu estado quanto à permissão do uso do fogo.

Durante o incêndio, a entidade orienta: mantenha a calma e garanta a segurança; comunique imediatamente as autoridades; colabore com as equipes de combate ao incêndio; reúna documentação e provas; avalie os danos; informe os vizinhos; e acompanhe as investigações.

Leia Também - Pecuária em área protegida no Pantanal vai gerar pouco emprego e imposto, mostra estudo

 
 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760