16 de Setembro de 2024
16 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018, 16:28 - A | A

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018, 16h:28 - A | A

OPERAÇÃO DE COMBATE

VG registra mais de mil casos de chikungunya em 2018

Redação VG Notícias

Secom/VG

 

A Prefeitura de Várzea Grande deflagra neste final de semana a operação “Todos Unidos: Várzea Grande contra a Dengue” para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.

A prefeita Lucimar Campos (DEM) admitiu, em reunião na manhã desta sexta-feira (19.01), a possibilidade de convocação do Exército Brasileiro e das Forças Policiais para auxiliar na fiscalização e punição de proprietários de terrenos baldios ou de residências que não cuidam das piscinas e caixas d’água, que contribuem para a proliferação do mosquito. 

Conforme dados da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, de 01 a 17 de janeiro de 2018, já foram notificados 644 casos de dengue, 27 de zika vírus e 1.866 casos de chikungunya.

“A chikungunya é uma novidade para a população de Várzea Grande, por isso o alto índice de infestação que tende a proliferar ainda mais na época das chuvas”, disse o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

Ele disse que mesmo sendo contabilizado um expressivo número de casos de chikunguniya, ainda não se pode falar em surto ou mesmo epidemia. 

Segundo ele, quando os pacientes se apresentam com sintomas nas unidades de saúde, já estão imediatamente recebendo soro para reidratação.

Conforme o secretário, as unidades do Cristo Rei e do Jardim Marajoarada ficarão abertas para atendimento exclusivo aos pacientes com suspeita de dengue, febre chikungunya e zika Vírus. As regiãos foram notificadas com maior número de pessoas contaminadas.

“Dentro da rotina, o Hospital e Pronto Socorro e a UPA IPASE já funcionam 24 horas todos os dias, agora eles ganham o reforço das Policlínicas do Cristo Rei e do Jardim Marajoará, sendo essas duas no horário das 7 hs as 17hs”, explicou Diógenes Marcondes.

Dados -  No fechamento dos dados do ano de 2017, foram registrados 2.311 casos de dengue, 408 notificações para o zika vírus, febre chikungunya, com 2.331 casos.

Unidades de Atendimento 24 horas:

Hospital e Pronto Socorro
Unidade de Pronto Atendimento - UPA IPASE
Unidades que também ficarão abertas nos finais de semana das 7 às 17hs
Policlínica do Cristo Rei;
Policlínica do Jardim Marajoara.

Unidades que atenderão pacientes com hidratação e exames de segunda à sexta feira das 7 às 17 hs:

Policlínica do Cristo Rei;
Policlínica “Miguel Baracat”, bairro 24 de dezembro;
Policlínica “Moacyr de Lannes”, Jardim Gloria II;
Policlínica “Lucilo de Freitas”, Parque do Lago;
Policlínica “Arminda Guimarães Sato”, Jardim Marajoara.

Também funcionarão para hidratação e exames os Centros de Saúde dos bairros: Água Limpa, COHAB Cristo Rei, Nossa Senhora da Guia, Jardim Imperial;

As unidades do Programa Saúde da Família - PSFs dos Bairros: Manga, Água Vermelha, São Mateus, Unipark, Vila Arthur, Souza Lima, Capão Grande, Manaíra, Jardim União e Ouro Verde. (Com informações da Secom/VG)

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760