28 de Abril de 2025
28 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
28 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018, 09:57 - A | A

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018, 09h:57 - A | A

decreto de lei

Vereadores de VG são excluídos do Conselho que fiscaliza aplicação de recursos na Educação

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Secom/VG

 

A prefeita Lucimar Campos (DEM) publicou o Decreto 07/2018 excluindo a participação de vereadores no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A publicação consta na edição desta segunda-feira (19.02) do Jornal Oficial dos Municípios (AMM).

Em dezembro do ano passado, por meio do Decreto 90/2017, a prefeita nomeou os conselheiros que iriam atuar no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB pelos próximos quatro anos. Entre os nomeados constavam os vereadores Ícaro Reveles (membro titular), Gisa Barros, Ademar Jajah e Rogério França, representando a Câmara Municipal.

No entanto, por recomendação do Ministério da Educação, foi solicitado que fosse excluído como membros do Conselho os vereadores de Várzea Grande – que constam no inciso IX do artigo 1º do decreto de nomeação dos membros.

Com isso, as nomeações dos parlamentares foram anuladas e a Casa de Leis não terá representante no Conselho que tem função principal “acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB no município".

Importante destacar que segundo consta no site do Ministério da Educação o Conselho deve ser formado por dois representantes do Poder Executivo Municipal, dos quais pelo menos um da Secretaria Municipal de Educação ou órgão educacional equivalente; um representante dos professores da educação básica pública; um representante dos diretores das escolas básicas públicas; um representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas; dois representantes dos pais de alunos da educação básica pública; e dois representantes dos estudantes da educação básica pública, sendo um deles indicado pela entidade de estudantes secundaristas. Ou seja, não cita participação de membros do Legislativo.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760