Por unanimidade, os vereadores de Várzea Grande aprovaram Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, para abrir crédito adicional especial, no valor de R$ 252,600 mil no orçamento anual, para aplicar na Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Especial – Centro Pop, com aquisição de equipamentos, material permanente e veículos.
“Esta emenda é de 2014, uma emenda do deputado Wellington Fagundes (PR), e quando a secretária Kathe Martins, assumiu em 2015, esse processo estava parado, então, ela deu andamento no projeto e resgatou a emenda por ser importante para o município. O Centro Pop não tem automóvel, e passa por uma dificuldade enorme”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Flavia Lannes.
Consta no PL, que o veículo será utilizado para desenvolver serviços de abordagem social, transportando os usuários das ruas para o Centro de Referência de Assistência Social em População de Rua.
Segundo o projeto, os valores têm origem de convênio firmado entre a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social do município e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA.
O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua funciona no período diurno, das 8 horas às 17h30, o local fica localizado na rua Salin Nadaf, região Central de Várzea Grande. No local são atendidos moradores de rua que possuem famílias, e também pessoas de outras localidades.
“O Centro tem um trabalho que atende a população de Rua, por meio de abordagem social, diálogo para que essas pessoas possam participar de oficinas no Centro Pop, e esses usuários frequentem o Centro Pop, onde tomam banho, fazem lanche e tem toda uma rotina de trabalho. Tem pessoas que são de fora, outros que tem residência fixa, para esses, a Assistência Social faz visita as famílias para ver a possibilidade da reinserção familiar”, relatou a secretária.
O Projeto de Lei aguarda ser sancionado pela prefeita Lucimar Campos (DEM).