O vereador de Várzea Grande, João Tertuliano, o Joãozito (DEM), durante a sessão ordinária dessa terça-feira (10.04), usou a Tribuna do Legislativo para manifestar sua opinião quanto ao cenário eleitoral de 2018. Segundo Joãozito, diante de tantos escândalos, o cidadão terá dificuldade em escolher seus representantes, por isso, para o vereador, neste ano seria melhor ocorrer a prorrogação de mandato, ao invés das eleições.
“Eu não vejo como ter eleições este ano, eu sugiro prorrogação de mandato, isso é a minha opinião”, afirmou o Democrata.
Como argumento, o vereador pontuou que vários políticos, que seguem candidatos, respondem, ou responderam por processos de corrupção.
No entanto, com o parecer, o vereador propõe uma legislação que não é de competência do Legislativo Municipal, por se tratar da Constituição Federal. Lembrando, que qualquer alteração em legislação eleitoral tem que ser proposta e aprovada pelo Congresso Nacional, um ano antes de cada eleição.
Além disso, a proposta do Democrata segue contrária ao projeto do partido que lançou pré-candidato à Presidência da República, deputado federal Rodrigo Maia (DEM/RJ) e em Mato Grosso pleiteia lançar candidato ao Governo do Estado.
Com a prorrogação de mandato, o vereador automaticamente defendeu a continuidade do presidente Michel Temer (MDB), do governador Pedro Taques (PSDB), e um terço do Senado, dos deputados estaduais e federais.