26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Sábado, 20 de Julho de 2019, 11:11 - A | A

Sábado, 20 de Julho de 2019, 11h:11 - A | A

Unidade de Saúde

Várzea Grande entrega segunda unidade de saúde e mais cinco estão previstas para 2020

Edina Araújo/VG Notícias

Secom/VG

UBS VG

UBS Aurílio Salles Curvo, em Várzea Grande

Várzea Grande recebeu a segunda Unidade Básica de Saúde (UBS) Aurílio Salles Curvo e, de acordo com a prefeita Lucimar Campos (DEM), até o final de sua gestão, mais cinco Unidades de Saúde serão entregues à população várzea-grandense. Entre recursos do município e o Governo Federal, o investimento desta unidade é da ordem de R$ 1,1 milhão com obras físicas, mobiliários, medicamentos e equipamentos.

A UBS entregue nessa sexta-feira (19.07) vai atender de portas abertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e contempla os residenciais Aurílio Salles Curvo, Joaquim Curvo, Parque Flor do Ipê, Hélio Ponce, Jardim União e Comunidade Carrapicho, no Grande Cristo Rei. Em andamento estão outras cinco unidades: São Mateus, do Cabo Michel, do Jardim Maringá, do Jardim Eldorado, Santa Isabel e do Construmat.

Além dos atendimentos, a unidade irá oferecer exames laboratoriais, eletrocardiograma e pequenas intervenções cirúrgicas ou estabilização de paciente em casos graves para remoção para outras unidades.

A prefeita Lucimar Campos destacou que Várzea Grande investe 30% do orçamento na área médica e odontológica, enquanto a legislação prevê 15%”. “Várzea Grande faz saúde publica com responsabilidade e transparência tanto na gestão médica como de medicamentos para atender a população, por isto investe 30% de seu orçamento na área médica e odontológica, enquanto a legislação prevê 15%”, ressaltou a prefeita.

A expectativa, segundo a prefeita, é que com a entrega dessa unidade, mais de 90% dos problemas relacionados à saúde sejam resolvidos nas unidades básicas, fazendo valer o atendimento preventivo e assim desafogando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto-Socorro.

“Quando as unidades básicas funcionam, deixamos de sobrecarregar as emergências das UPAS e do Hospital Pronto-Socorro. Há três anos, nossa cidade, que é a segunda maior do Estado, só oferecia atendimento de urgência e emergência no Pronto-Socorro. Estamos evoluindo, pois além de unidades novas e reconstruídas, estamos reformando todos os blocos do PS. E vamos avançar mais, pois além de estrutura física, as unidades de Várzea Grande ofertam equipamentos adequados, medicamentos, profissionais e insumos”, informou a democrata.

A UBS entregue nessa sexta-feira fazia parte do pacote de obras de unidades básicas que estavam paralisadas e abandonadas, desde a gestão passada, retomadas pela atual gestão, que totalizam na ordem de R$ 40 milhões de investimentos.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse que a solução para os avanços na saúde do Estado está na união de esforços entre todos os entes da Federação. “O trabalho realizado aqui em Várzea Grande é um exemplo de boa gestão que resulta em eficiência e eficácia. A Prefeitura investe maciçamente em saúde e fazendo uma revolução”.

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes lembrou que as unidades estavam com a prestação de contas irregulares até 2015, inclusive com apontamentos feitos pela Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE). “Eram 15 unidades no total com problemas de ordem financeira, falta de pagamento às empreiteiras, quando a atual gestão retomou as obras, assumindo a conclusão de cada uma delas, sete foram escolhidas pela importância que teriam dentro de suas comunidades", ressaltou o secretário.

O senador Jayme Campos (DEM), reforçou que obras sem responsabilidade e planejamento fazem parte de uma história do passado de Várzea Grande. “Eram 15 unidades básicas deferidas pelo governo federal e nenhuma delas se concretizou. Além de recuperar os projetos, buscar contrapartida de União, o Município teve de devolver o dinheiro que estava em caixa para as obras. Era um descaso, havia muito irresponsabilidade com o dinheiro público”.

Jayme atribui aos avanços em Várzea Grande, a credibilidade e o reconhecimento da gestão da prefeita, sua esposa Lucimar Campos. “Em agosto teremos em campo 12 companhias para dar início ao maior programa de asfaltamento urbano que Várzea Grande já viu e que com certeza será um dos únicos em andamento pelo país. Serão, até o final de 2020, duzentos quilômetros de asfalto em ruas e avenidas da cidade”.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760